Manha de celebracao

UFG lança três novos títulos sobre História, Arquitetura e arte e inaugura a reforma das instalações de seu parque gráfico

Rogério Borges

Três novos livros que serão lançados às 9h30 de hoje, no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás (Câmpus 2), abrem um novo conjunto de obras da Editora da UFG, a Coleção Prumo. Trata-se de um espaço para trabalhos mais acadêmicos em diversas áreas de conhecimento. Os primeiros títulos são A Teoria de História de Jörn Rüsen - Uma Introdução, de Arthur Assis, Estruturas Formais: Casas Modernas Brasileiras, de Jesus Henrique Cheregatti, e De Gravuras e Cidades, de José César Teatini de Souza Clímaco.

O evento está inserido em uma comemoração maior. Hoje também será entregue a reforma do Cegraf, o parque gráfico da UFG, que ganhou novas instalações, máquinas mais modernas e que tem planos de ampliar a produção de livros na universidade. Um dos objetivos é fazer com que o Cegraf, um dos departamentos mais tradicionais da cinquentenária UFG, passe a ser um laboratório acadêmico de planejamento de todo o processo de produção gráfica, da criação conceitual ao acabamento do produto.

O professor Wander Melo Miranda, diretor da Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, uma das mais importantes do setor no País, e presidente da Liga das Editoras Universitárias (LEU) também dará uma palestra. Nela, ele falará das políticas de publicação nas instituições de ensino superior e a respeito das avaliações das obras selecionadas para publicação, já que a demanda nesse sentido é crescente.

Obras

Os livros lançados hoje na Coleção Prumo abordam áreas que têm despertado cada vez mais interesse da sociedade. Arthur Assis, com o seu A Teoria da História de Jörn Rüsen, compõe um ensaio em que investiga os desdobramentos de uma linha de estudo historiográfica que suscita debates acalorados no meio acadêmico. Ao falar do autor de Fundamentos de Uma Teoria da História, Assis levanta a discussão de como o estudo histórico pode ser percebido pelo prisma do transcorrer do tempo. Para isso, Assis faz um estudo intensivo da obra e do pensamento de Rüssen, confrontando-o com outros teóricos igualmente importantes para o debate, como Hayden White e Paul Ricouer, por exemplo.

Já Estruturas Formais, de Jesus Cheregati, toma 15 obras arquitetônicas para análise, só que essa avaliação é feita pela reconstrução gráfica dos projetos. As edificações estudadas são residências do Rio de Janeiro e de São Paulo erguidas entre os anos 1930 e 1960. O levantamento revela não só aspectos cruciais de todo o trabalho arquitetônico envolvido nas casas, mas também tendências, estilos e movimentos estéticos que predominavam na época. Uma verdadeira viagem no tempo na arquitetura brasileira.

A terceira novidade, De Gravuras e Cidades, de José César Teatini de Souza Clímaco, une a arte da gravura com o urbanismo nas grandes cidades de hoje. Usando técnicas diversas, o artista mostra, neste trabalho, seus métodos de criação, suas fontes de inspiração, o estilo de sua gravura e as maneiras pelas quais ele enxerga o principal tema de sua trajetória: a metrópole.

FICHA TÉCNICA

Lançamento dos livros: A Teoria da História de Jörn Rüsen - Uma Introdução; Estruturas Formais: Casas Modernas Brasileiras; De Gravuras e Cidades

Autores: Arthur Assis, Jesus Chegegati e José César Teatini de Souza Clímaco

Data: Hoje, às 9h30