Governo anuncia medidas para área de mineração

O governador Marconi Perillo anunciou uma série de medidas voltadas para a área da mineração. Com o investimento de R$ 15 milhões, recursos do Fundo de Fomento à Mineração (FUNMINERAL), através da Goiás Fomento, serão retomados os financiamentos de projetos de mineração de micro, pequeno e médio portes, que estavam paralisados desde 2008. 

Na mesma solenidade foram assinados mais dois decretos: um para a regulamentação do Conselho Estadual de Geologia e Recursos Minerais (Cogemin) e outro para a cooperação técnica, entre o Governo de Goiás e a UFG, para lançar o projeto Mapa da Mina e do Negócio do Minerador. O evento aconteceu na tarde de hoje, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. 

O governador Marconi Perillo ressaltou que Goiás é o terceiro polo extrativista mineral do País e a mineração tem sido muito importante também para a exportação. “Tenho certeza que com as mudanças que estão sendo feitas serão ferramentas muito úteis e indispensáveis à retomada para o crescimento dessas cadeias produtivas”, afirma.

As medidas

O FUNMINERAL é um fundo de fomento ao micro, pequeno e médio minerador dentro do Estado e Goiás, que possibilita crédito a projetos que já têm sua viabilidade econômica apresentada. O secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, explica que os recursos vão alavancar os pequenos projetos na área de mineração ao redor de Goiás e serão investidos R$ 15 milhões até dezembro deste ano. "A previsão é que no ano que vem  tenha um montante, senão igual ou superior, para que fomente os pequenos projetos. Isso gera emprego e renda”, conclui.

O Conselho Estadual de Geologia e Recursos Minerais (Cogemin) que será composto por diversos órgãos, terá por objetivo formular diretrizes da política mineral do estado, discutir sobre orçamento de investimentos de recursos minerais e promover articulação com órgãos federais, estaduais e municipais que atuam na área de mineração. 

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, diz que o ProjetoMapa da Mina e do Negócio do Minerador tem por meta os estudos socioambientais que vão desenvolver um trabalho estratégico de identificação e suporte para o crescimento do setor mineral no Estado.