Mutagênese em debate

Congresso discute relação entre questões ambientais e alterações genéticas

A Universidade Federal de Goiás (UFG) será representada por alunos e professores no VIII  Congresso Brasileiro de Mutagênese, Cancerogênese e Teratogênase Ambiental, que ocorrerá de 28 a 31 de outubro em Angra dos Reis – RJ. O evento propõe a preservação ambiental e enfoca, sobretudo, estudos sobre substâncias mutagênicas/cancerígenas presentes no ambiente.

O congresso tem como objetivo aprofundar conhecimentos quanto à questão ambiental aliada à mutagênese e informar melhor a população sobre as possíveis alterações no DNA das células. Essas alterações são responsáveis, por exemplo, pelo câncer e pelo envelhecimento precoce, quando os organismos são expostos continuamente a substâncias que causam câncer. O projeto dos alunos e professores da UFG, participantes do evento, engloba ciências biológicas, genética e mutagênese no estudo de plantas medicinais, agentes químicos e a variação de suas atividades potencialmente cancerígenas.

A professora Lee Chen Chen, um dos nomes de destaque na pesquisa de plantas medicinais e bioquímica genética da UFG, ressalta a importância social do congresso e de sua pesquisa, já que o meio mais eficiente de evitar as conseqüências da exposição à agentes mutagênicos é a prevenção.

Fonte: AGÊNCIA UFG