Parceria pela saúde

UFG E SMS criam curso para o diagnóstico de anomalias de fundo genético

O Hospital das Clínicas (HC), o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) uniram forças para a criação de um curso voltado para o Diagnóstico de Anomalias de Fundo Genético. As aulas começaram em setembro e vão até 14 de março de 2008. O objetivo é capacitar os profissionais para realizar um serviço de aconselhamento genético público que atenda à demanda da população.

Foram oferecidas vinte vagas, sendo metade para o HC e metade para a SMS. Segundo a coordenadora do curso, professora Rosângela Hatori Rocha, foi feito um acordo que impedirá a cobrança dos exames futuramente. “Como é de nosso interesse montar um grande sistema que atenda à população de Goiânia, nós fizemos um acordo: o HC fornece os reagentes e a SMS entra com o salário do pesquisador para montar a base de atendimento”. Assim, o exame que antes era encaminhado para centros médicos de outros Estados e custava aos cofres públicos cerca de 300 reais cada, agora poderá sair mais barato e com a mesma qualidade, afirma a coordenadora.

O aconselhamento genético destina-se especialmente a pais que tiveram filhos com má formação genética. O profissional será capaz de diagnosticar o paciente, fazer um prognóstico, ou seja, relatar a provável evolução da doença e ainda descobrir se há um risco de recorrência, uma possibilidade de o próximo filho ter o mesmo problema. O profissional descreverá as opções e esclarecerá as dúvidas que a família possa ter.

Rosângela ainda frisa que, após o término do curso, ocorrerá um processo de irradiação do conhecimento, ou seja, os profissionais que participaram da capacitação estarão aptos a treinar mais pessoas e promover a disseminação do conhecimento por toda a cidade, que será atendida pela rede do Sistema Único de Saúde, SUS. “O nosso intuito é formar a base, para que, quando os profissionais retornarem ao seu local de origem, tenham capacidade de treinar o pessoal técnico e tenham condições de, pelo menos nos casos mais comuns, diagnosticar possíveis síndromes”.

A coordenadora do curso também afirma que o ICB pretende criar um serviço de aconselhamento genético online para os casos mais complicados. Esse serviço permitirá uma melhor comunicação entre os postos de saúde onde os atendimentos serão realizados, e haverá um profissional para tirar as dúvidas da população. A criação do sistema permitirá maior agilidade no diagnóstico e no atendimento dos pacientes.

O curso é ministrado pelo professor Gilberto Antônio de Oliveira, no Laboratório Didático de Genética, do Departamento de Biologia Geral do ICB, na UFG, campus Samambaia, às sextas-feiras. A carga horária total é de 132 horas, sendo 48 horas teóricas e 84 horas práticas.

Fonte: Agência UFG