UFG registra abstenção de 5,4% em vestibular

UFG presente na educação a distância em Moçambique

 

14/05/2010

 

A pró-reitora de graduação, Sandramara Matias Chaves, foi convidada para compor a comitiva do Ministério da Educação (MEC) para a implementação de cursos a distância em duas universidades de Moçambique

 

Por Marcela Guimarães (Ascom/UFG)

 

A Universidade Federal de Goiás, representada pela pró-reitora de graduação Sandramara Matias Chaves, integrará missão de cooperação técnica do Ministério da Educação (MEC) em Moçambique. Em decorrência da atuação na área de formação de professores e como ex-presidente do Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação (ForGrad) entre 2008 e 2009, Sandramara Matias foi convidada para participar das atividades iniciais de implementação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), projeto do MEC, no país africano. A UFG ministrará o curso de Ciências Biológicas. A missão inicia-se amanhã, 15 de maio, e vai até o dia 21.

 

O objetivo é disponibilizar cursos a distância, de formação de professores, nas Universidades Pedagógica e Eduardo Mondlane localizadas em Maputo, capital de Moçambique. As instituições receberão a comitiva da Assessoria Internacional do MEC, formada pelo secretário Carlos Bielschowiski, funcionários do ministério (incluindo a pró-reitora Sandramara) e professores indicados pelos cursos das universidades brasileiras. Representando a licenciatura em Ciências Biológicas da UFG também estará presente na missão o professor Rafael Dias Loyola. Entre as atividades previstas estão reuniões com reitores das instituições moçambicanas e início dos trabalhos técnicos para implementação da Universidade Aberta do Brasil.

 

Fonte: Ascom/UFG

 

UFG registra abstenção de 5,4% em vestibular

 Deire Assis - O Popular

Pouco mais de 5% dos candidatos inscritos ao vestibular de meio de ano da Universidade Federal de Goiás (UFG) deixaram de comparecer para responder às provas da primeira etapa do concurso, realizada ontem. Ao todo, 9.309 candidatos se inscreveram no processo seletivo 2010-2. Eles concorrem a 647 vagas distribuídas em 17 cursos. Desse total, 5,4% não compareceram aos locais de prova, índice considerado dentro da média histórica do concurso.

Nas salas de aula onde os candidatos foram distribuídos na capital estavam vários estudantes que ainda não concluíram o ensino médio.

Sem tumulto

O temor dos responsáveis pelo processo seletivo da UFG, de que a realização simultânea de vários concursos em Goiânia no mesmo dia pudesse causar problemas no trânsito e consequentemente atrasos e alto índice de abstenção, não se confirmou. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, nos últimos dias a UFG solicitou diversas vezes dos candidatos que chegassem com bastante antecedência aos locais de prova, pedido que acabou sendo atendido pela maioria dos vestibulandos, já que o índice de abstenção ficou dentro da média esperada. A relação dos aprovados deve ser conhecida dia 25 e a segunda fase do vestibular de meio de ano da UFG será realizada nos dias 6 e 7 de junho.