Convênio entre Ceasa e UFG evita desperdício de alimentos

Goiás Agora, 08/07/2010

O Banco de Alimentos da Central de Abastecimento de Goiás - Ceasa funciona a partir de doação de produtores. São frutas e verduras doadas a famílias carentes e a entidades filantrópicas. A parceria com a Universidade Federal de Goiás - UFG visa diminuir o desperdício dessas doações. A orientação vai ser prestada para os produtores, coletadores de doações e beneficiados. A Ceasa atende, em média, mais de 800 famílias carentes e mais de 140 instituições mensalmente.

Diretor administrativo da Ceasa, Orlando Kumagai afirma que o desperdício nas doações no Banco de Alimentos chega a 10% do volume arrecadado. Como exemplo, Orlandoi cita que em maio foram arrecadados 68 toneladas de hortifruti, sendo que apenas 56 toneladas foram aproveitadas. Diz ainda que o rendimento seria muito maior se houvesse maior instrução dos funcionários do Banco e dos beneficiados. Com esses dados, o diretor revela a importância do convênio.

A parceria entre as instituições vai possibilitar que alunos das faculdades de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Nutrição da UFG coloquem em prática o que aprendem na universidade. Os estudantes são os responsavéis por dar orientações e cursos para famílias e funcionários, com informações sobre valor nutritivo dos alimentos, manuseio e conservação dos hortifrutis. Orkando Kumagai acredita ainda que isso vai ajudar os alunos na elaboração de monografias, artigos e projetos de pesquisa.
Mais informações: (62) 3522-9008