[Educação] Unip dá brinde a aluno que fará Enade (Estadão, 7/11/2009)

Unip dá brinde a aluno que fará Enade

Estudantes relatam que distribuição de pen drive é feita para quem avaliar positivamente a escola em questionário

Simone Iwasso e Mariana Mandelli

Alunos da Universidade Paulista (Unip) relatam que a instituição ofereceu um pen drive em troca de avaliação positiva no questionário socioeconômico do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), que será aplicado amanhã. No questionário, o aluno dá opinião sobre infraestrutura, professores e métodos pedagógicos - informações usadas pelo Ministério da Educação para compor a avaliação final do curso.
Estudantes ouvidos pelo Estado afirmaram que, na semana passada, professores informaram que quem preenchesse o questionário de maneira favorável à universidade seria premiado com um pen drive. A Unip, instituição de ensino superior com maior número de alunos do País, afirma que presenteou todos os selecionados para fazer o Enade com o equipamento, como uma maneira de estimulá-los a fazer a prova.

Alguns estudantes contam que chegaram a participar de reunião no sábado passado para receber orientações sobre como preencher o questionário. Em redes sociais, como o Twitter, eles também relatam o ocorrido, alguns comemorando e outros ironizando.

A instituição nega relação entre o brinde e as informações do estudante no questionário. "Nós demos o pen drive como um presente para o aluno fazer a prova com vontade, sem relação com o questionário. Quem está dizendo isso está mal informado", diz o diretor-geral da Unip, João Augusto Nasser. "Alguns alunos tiveram dúvidas com as perguntas e trouxeram para a gente. É um questionário complexo. Nós os ajudamos a responder. Demos orientações. Mas não tem relação com o pen drive", diz.


No entanto, segundo um estudante do último ano de Jornalismo, foi preciso tirar uma cópia do questionário e entregá-lo ao professor para ganhar o pen drive de 4 Gb. O aluno, que pediu para não ser identificado, relatou que o combinado era responder de forma positiva e ganhar o brinde. Uma estudante do primeiro ano de Publicidade da capital contou que uma professora marcou um dia para o preenchimento do formulário. Segundo a aluna, a professora teria dito o que responder sobre laboratórios, bibliotecas e professores da faculdade.
Para a estudante, o intuito era instigar sem transparecer.Ela também relatou que alguns alunos contestaram a professora e se retiraram da sala. O questionário ficou com a docente, que afirmou que tiraria cópias e devolveria o original antes do exame, juntamente com o pen drive.

Outra aluna, do Tatuapé, diz que na sexta-feira passada o professor mostrou a forma correta de preencher o questionário. Ela disse que o docente deu opções, explicando o que tinha na instituição e que os alunos não conheciam. Segundo ela, o professor sugeriu que os alunos colocassem as melhores avaliações, mas eles poderiam optar pela alternativa que quisessem. Quando os questionários foram entregues, os alunos receberam um pen drive. Ele disse que ficaria com os documentos e faria cópia "por segurança".

ÍNDICE

O Enade é uma prova aplicada para uma amostra de ingressantes e concluintes - a cada ano, um conjunto de cursos faz o exame. A nota dos alunos é combinada com informações do questionário socioeconômico e com dados fornecidos pela instituição para compor a avaliação do curso.