Candidatos a vaga na UFG apontam prova de física como a mais difícil (Diário da Manhã 30/11)

Candidatos a vaga na UFG apontam prova de física como a mais difícil

 

A primeira fase do vestibular 2010/1 da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizada na tarde de ontem, transcorreu sem incidentes graves. Faltaram 1.638 candidatos dos 30.517 inscritos. O índice de abstenção foi de 5,4%. As informações são do professor Valtercides Cavalcante da Silva, do Centro de Seleção da UFG. São disputadas 5.549 vagas em 122 cursos. O resultado final do vestibular e a lista com a primeira chamada serão divulgados no dia 5 de fevereiro de 2010.

Este ano, pela primeira vez, o vestibular da UFG admitiu o treineiro, estudante que faz as provas para se familiarizar com o processo, mas não pode utilizar a pontuação obtida na matrícula em qualquer curso de graduação da UFG. Os resultados da primeira fase serão divulgados no dia 10 de dezembro. A partir do dia 17 de dezembro serão divulgados os locais onde será realizada a segunda fase do vestibular, que será nos dias 20 e 21 de dezembro.

A prova de Física assustou boa parte dos vestibulandos. De 24 estudantes ouvidos pelo Diário da Manhã, oito consideraram a prova da matéria a mais difícil. Matemática e Química foram os bichos-papões para quatro candidatos cada. Literatura foi citada por dois candidatos como a mais difícil.

Ludmilla Ester da Silva, 16, vestibulanda de Biologia, achou a prova de química a mais difícil, mas considerou que estava dentro do esperado. “Gosto de Química, mas foi a mais pesada para mim.” Ludmilla acredita que consegue passar à segunda fase.

Para João Manoel da Silva, 18, que tenta uma vaga no curso de Veterinária, a prova mais difícil foi de Literatura Brasileira: “Vou fazer quatro vestibulares. O mais difícil, até agora, foi o da PUC de Goiás. Achei a prova de Literatura da UFG muito complexa. Só se saiu bem quem leu com muita atenção as obras indicadas”, opinou. Sobre a chance de aprovação, João Manuel não quis se arriscar: “Em vestibular tudo pode acontecer. Vou esperar o gabarito.” Larissa Mendonça, 17, candidata ao curso de Enfermagem, também acusou Literatura como a mais difícil.

Para Ana Carolina Campos, 17, vestibulanda de Eletrotécnica, o que pegou foi a prova de Biologia. Ela considerou a dificuldade de todas as provas dentro de suas expectativas. Ela também não tinha certeza se passaria à segunda fase.

Concorrência

Os cursos mais concorridos são Medicina, com 41,56 candidatos por vaga;  Direito, com 24,87; Engenharia Civil, que tem uma vaga disputada por 23,42 vestibulandos, e Psicologia, que atraiu 20,29 por vaga.  Bruna Linhares de Paula, 19, está entre os que concorrem a uma vaga para Medicina. “O sonho de ser médica me acompanha desde criança.”