Goiás prepara profissionais para pesquisa em Saúde Bucal

Goiás prepara profissionais para pesquisa em Saúde Bucal

Goiânia em Rede – 30/03/10

 

A 2ª Oficina de Trabalho do Projeto Saúde Bucal Brasil 2010 em Goiás vai ser realizada hoje e depois, dias 30 e 31, a partir das 8 horas, na sede da Associação Brasileira de Odontologia, no Jardim Europa. A pesquisa tem como objetivo fazer o diagnóstico da saúde bucal dos brasileiros.

Para a oficina estão convocados os coordenadores dos 16 municípios goianos que participam da amostra nacional: Goiânia, Anápolis, Edealina, Morrinhos, Campos Belos, Campinorte, Goianésia, Luziânia, Novo Gama, Uruana, Planaltina, Itaberaí, Trindade, Mundo Novo, Aparecida de Goiânia e Itapuranga. Outros 12 instrutores de Calibração e os coordenadores de Saúde Bucal de dois municípios voluntários, Jataí e Posse, também participarão da oficina.

De acordo com a coordenadora estadual do projeto, Renata do Nascimento, da Gerência de Gestão da Atenção Básica, da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde - Spais, esta é a última etapa de uma série de encontros que começaram em outubro do ano passado. O treinamento é ministrado pela representante do Ministério da Saúde, do Centro Colaborador em Vigilância em Saúde Bucal da Faculdade de Odontologia da UFG e professora da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago - Esap, Sandra Cristina Reis.

Em Campo
Em Goiás as equipes de pesquisadores que serão formadas por cirurgiões-dentistas e auxiliares em saúde bucal, vão percorrer setores censitários previamente sorteados, munidos de crachás de identificação e coletes com a logomarca do Ministério da Saúde e do SB Brasil 2010. Os exames vão ser realizados nas residências e vão ser feitos em crianças com idades entre cinco e 12 anos, jovens de 15 a 19 anos, adultos de 35 a 44 anos e idosos de 65 a 74 anos.

Mais informações: (62) 3201-4525