Banco de Alimentos da Ceasa firma convênio com a UFG

Banco de Alimentos da Ceasa firma convênio com a UFG

Goiás Agora – 24 de junho de 2010

 

Em convênio com a Universidade Federal de Goiás, o Banco de Alimentos da Ceasa Goiás recebe alunos dos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Nutrição. Os estudantes vão ministrar cursos, ensinando famílias carentes a evitar desperdício, aproveitando ao máximo a capacidade de cada produto de hortifruti recebido da instituição e fazendo sua conservação de forma adequada.

Os universitários serão os responsáveis pela colocação da ideia na prática. Geralmente envolvidos com projetos de pesquisa ou elaborando monografias de fim de curso, eles vão ensinar às famílias carentes atendidas pelo Banco de Alimentos o valor nutritivo dos alimentos e como fazer seu manuseio e melhor conservação.

Perdas
A Ceasa recebe com frequência a visita de estudantes na empresa e, num desses eventos, surgiu a proposta de convênio com algumas faculdades. Para o diretor administrativo, Orlando Kumagai, o acordo veio em boa hora e tanto os estudantes quanto a Ceasa saem beneficiados. Coordenadora do Banco de Alimentos, Selma Reis explica que há uma perda muito grande de tomate e leguminosas, que acabam sendo descartados.

Só no mês de maio, das 68 toneladas de hortifruti conseguidas apenas 56 foram aproveitadas. Foram 874 famílias e 146 instituições atendidas. Para Orlando Kumagai, o rendimento seria ainda maior se os funcionários do Banco e as famílias beneficiárias tivessem instruções sobre como conservar os produtos. “É como ter uma maçã madura que, se não for consumida logo será jogada fora. Por isso o convênio é tão importante”, diz.
Mais informações: (62) 3522-9283