Medicina, Engenharia e Direito lideram

O Hoje, 04 de novembro de 2010

A concorrência do vestibular 2011/1 da Universidade Federal de Goiás (UFG) revela tradicionalismo na escolha das profissões. A tríade Medicina, Engenharia Civil e Direito ocupam as três primeiras posições no ranking dos cursos mais concorridos. Os números foram divulgados ontem e são referentes ao maior processo seletivo de toda a história da Universidade. Este ano, serão 34.728 concorrentes para as 5.302 vagas oferecidas, o que supera o recorde anterior alcançado em 2006, quando foram mais de 32 mil inscritos.

Desta vez, a concorrência de Medicina ficou em 50,23 candidatos por vaga, seguida de 34,02 de Engenharia Civil e 28,17 de Direito, no período matutino (veja quadro). Os três cursos são ofertados no campus de Goiânia. Nos campi do interior, localizados em Jataí, Catalão e Cidade de Goiás, dois destes figuraram entre os mais concorridos.

Em Catalão, Engenharia Civil atingiu os 11,5 candidatos para cada uma das 50 vagas ofertadas, o que coloca o curso a frente de muitos outros oferecidos em Goiânia. Em Jataí e Cidade de Goiás, Direito foi o curso com maior concorrência, ultrapassando os 10 vestibulandos que brigarão por cada uma das 60 vagas ofertadas em cada unidade.

MENOS CONCORRIDOS

Os candidatos de alguns cursos terão pouca dificuldade para conquistar a aprovação almejada. A concorrência é pequena, ficando abaixo, inclusive, de um vestibulando para cada vaga. Em Goiânia, o curso de Música (bacharelado em regência) atingiu o índice de 0,75 candidatos para cada uma das quatro vagas. Vale lembrar que estes terão de passar por provas de aptidão que requisitam conhecimento prático. O número é seguido de perto pela concorrência de Museologia (bacharelado), que ficou no 0,78 concorrente para cada uma das 40 vagas oferecidas. (Da Redação).