UFG terá Centro de Avaliação de Touros em Goiânia

Goiasnet.com
17/08/2010

O Grupo Nelore Qualitas, em parceria com a Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG), inaugura, na próxima sexta-feira (20), o Centro de Avaliação de Touros Nelore Qualitas, em Goiânia.

O projeto, instalado no Campus II da UFG, consiste em dois experimentos: a Avaliação de Eficiência Alimentar de Touros e a Avaliação da Qualidade de Carcaça. Ambos analisarão animais provenientes do Programa de Melhoramento Genético Nelore Qualitas. Além de acelerar o processo de melhoramento genético do rebanho goiano, o centro terá grande importância acadêmica, colocando estudantes em contato direto com as mais avançadas técnicas para o desenvolvimento de pesquisas da área.

De acordo com o professor adjunto da Escola de Veterinária da UFG e coordenador do projeto Nelore Qualitas - EV/UFG, dr. Juliano Fernandes, a parceria público-privada é uma alternativa importante e salutar para o progresso da ciência no Brasil. “Encontrar uma empresa que acredita nas instituições de ensino e pesquisa para desenvolver esse tipo de projeto é muito importante, pois gera e transmite conhecimento para a comunidade com bastante eficiência”, afirma.

Émerson Moraes, zootecnista e diretor da Qualitas Consultoria, explica que os dados coletados serão incorporados ao programa de melhoramento Nelore Qualitas. “Os resultados e avaliações serão divulgados em dias de campo e os animais avaliados serão comercializados em leilões ao final dos testes anuais”. O convênio assinado tem a duração de 10 anos.