Estruturas em aço no lazer e na cultura

LYGIA BITTENCOURT

Arquitetura & Aço mostra o crescimento e a versatilidade da construção metálica 

 

As obras selecionadas para esta edição da Arquitetura & Aço, revista do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), mostram os avanços que o sistema construtivo em aço tem alcançado no Brasil, com o aumento do domínio de sua técnica e uso em espaços voltados para o lazer e cultura. Nesses segmentos, o uso de estruturas em aço tem se tornado uma tendência entre os profissionais. Seja em sua forma pura, mista ou hibrida, a vantagem é que agora elas recebem aços mais leves e resistentes, desenvolvidos para atender as exigências dos novos projetos.

 

A nova edição de Arquitetura & Aço apresenta alguns exemplos, como no Teatro Riachuelo, em Natal (RN), onde o aço foi a solução mais adequada, visto que o projeto foi implantado em um shopping em funcionamento e com grandes restrições de sobrecargas. O Orquidário Ruth Cardoso, em São Paulo, também acertou em cheio ao propor o encontro da arquitetura tradicional indígena, a oca, com a tecnologia arquitetônica moderna. 

 

O consagrado arquiteto mineiro Gustavo Penna fala, em entrevista à revista A&A, sobre a sua trajetória com o uso deste material, de seu impacto na indústria da construção civil e da busca de uma linguagem genuinamente brasileira.

 

O projeto do Memorial da Imigração Japonesa no Brasil, em Belo Horizonte (MG), sintetiza a discussão do arquiteto sobre a conjugação de linguagem harmônica, funcionalidade e contextualização do projeto. O Museu do Chocolate, no interior de São Paulo, também reforça a intenção de unir forma e função por meio do uso correto de materiais estruturais e de acabamento. 

 

A revista ainda traz ainda um antigo galpão que foi transformado no Centro Cultural UFG, em Goiânia (GO), graças à utilização precisa dos componentes metálicos. O Centro Comunitário BH Cidadania, na capital mineira, mostra que com prioridades bem definidas é possível se usar o aço mesmo que o orçamento seja restrito. As vantagens do uso do aço em terrenos com determinadas limitações foram apresentadas no projeto do Sesc Bom Retiro, na capital paulista. A arquiteta Zaha Hadid mostra a versatilidade da estrutura em aço através do desafio arquitetônico do projeto do Opera House, em Guangzhou, na China. 

 

A Arquitetura & Aço é uma publicação trimestral do CBCA e integra as ações promovidas para difundir conhecimentos técnicos sobre o uso do material na construção civil industrializada. A revista tem distribuição gratuita em bibliotecas de faculdades de arquitetura de todo o país, além de escritórios de arquitetura e engenharia civil, professores de arquitetura/engenharia civil, fabricantes de estruturas e construtoras. 

 

A 29ª edição da publicação do CBCA, bem como as edições anteriores, já está no site para download no endereço http://www.cbca-acobrasil.org.br/revista-arquitetura-e-aco.php