Greve para atendimento no HC

Carla de Oliveira

 

A greve dos funcionários técnico-administrativos da Universidade Federal de Goiás (UFG) alcançou ontem o Hospital das Clínicas (HC). Todos os atendimentos eletivos foram suspensos por prazo indeterminado. Apenas urgências e emergências, incluindo procedimentos como quimioterapia e hemodiálise, foram mantidos. Com as portas fechadas para quem não corre risco de morte, muita gente voltou para casa sem atendimento.

Na entrada do hospital, ontem, funcionários faziam a triagem dos casos que seriam atendidos e daqueles que seriam dispensados e explicavam os motivos da greve. Membro do comando de greve do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-Ifes-GO), Fernando Leite explica que a paralisação do HC foi uma medida extrema, depois de várias tentativas de negociação e promessas não cumpridas por parte do governo federal.

Ontem, a Associação dos Docentes da UFG (Adufg) deflagrou greve. Pelo menos 50% dos docentes de Goiânia, segundo Fernando Lacerda, membro do Comando Local de Greve (CLG), grupo dissidente da Adufg, já estariam em greve desde o último dia 11.