Meio de transporte

Mais que um esporte, a bicicleta é usada por muitos goianienses como meio de transporte. O número poderia até ser maior se a cidade oferecesse a estrutura necessária para estimular o cidadão a optar pela bike. “É preciso ter ciclovias, mas o trabalho da pessoa também deve oferecer estrutura adequada, como um local para tomar banho e estacionamento para a bicicleta. Isso poderia incentivar o uso e melhorar a qualidade de vida do funcionário”, defende o designer Elso de Farias Júnior.

A implantação de um sistema cicloviário em Goiânia é prevista por lei desde 2007. O texto determina, além da construção de ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas, com sinalização, traçados e dimensões de segurança adequados, a definição de bicicletários junto aos terminais, prédios públicos e pontos de maior fluxo na cidade.

Neste ano, a Avenida Universitária sofreu algumas alterações para atender a lei. A ciclovia tem 2,5 quilômetros da Praça Cívica até a Praça Universitária. A prefeitura também promete construir uma ciclovia na região norte de Goiânia. Serão 12 quilômetros de extensão, partindo do Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), seguindo pelo Setor São Judas Tadeu, Goiânia I, Parque de Exposições, na Nova Vila, Praça do Botafogo e Rua 233, até a Praça Universitária. O plano diretor da cidade prevê a construção de 162 quilômetros de ciclovias em Goiânia.

Fonte: O Popular