Catedral em silêncio

Padre Pereira morre aos 87 anos, vítima de pneumonia. Ele foi responsável pela expansão de cursos quando reitor na PUC Goiás

 

A Catedral Metropolitana de Goiânia estava em luto, coberta de roxo. Para a Igreja Católica, a cor simboliza o luto. Repleta de fiéis, a missa de corpo presente celebrada, às 15 horas, pelo arcebispo dom Washington Cruz comoveu a todos os presentes, relembrando a história do pároco, marcante pela dedicação à Igreja Católica em Goiás.

O padre morreu na madrugada de segunda-feira, vítima de uma severa pneumonia. Ele sofria com a doença nos últimos anos e não resistiu as complicações causadas pela doença respiratória. Padre Pereira, como era mais conhecido, morreu aos 87 anos.
Membro da Congregação Secular da Igreja Católica goiana, ele será lembrado como uma figura que amparou muitas pessoas e, por isso, é muito querido. No entanto, seu grande legado foi o seu envolvimento com as universidades Católica (UCG) e Federal de Goiás (UFG), muito destacado na missa celebrada em sua homenagem.
O padre foi reitor e chanceler da UCG a convite do então arcebispo de Goiânia dom Fernando Gomes de Oliveira entre os anos de 1979 e 1985, período marcado pela redemocratização do ensino na instituição. Naquela época, padre Pereira era perseguido pela ditadura militar por dar apoio a ativistas políticos perseguidos pelo regime.
O site da UCG destaca que durante a reitoria de padre Pereira houve grande expansão dos cursos de graduação da Universidade Católica. Também foram criadas a Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários e Estudantis (VAE) e a de Pós-Graduação e Pesquisa (VPG), e iniciadas as atividades do Centro Comunitário de Meninas e Meninos (Cecom).
A dedicação de padre Pereira à construção do conhecimento seguiu beneficiando o Estado de Goiás. Em 1993, o padre foi nomeado chanceler da UCG e vice-presidente da Sociedade Goiana de Cultura, quando criou o Instituto Dom Fernando (IDF), a Instituto de Pesquisa e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC), a Fundação Aroeira e o Instituto do Trópico Subúmido (ITS).
reconhecimento
Tanta dedicação à universidade e à cultura goiana fizeram de padre Pereira uma figura muito estimada na sociedade goiana, prova disso foram as presenças de figuras políticas na homenagem póstuma, como o governador Marconi Perillo, os ex prefeitos Darci Accorsi e Pedro Wilson e do secretário Wilmar Rocha.
Para Helena Pereira, irmã de padre Pereira, o pároco foi “um privilegiado” ao longo de sua vida por ter o direito de exercer a vida eclesiástica e, em contrapartida, a Igreja Católica em Goiás “foi também privilegiada” por contar com a dedicação e os esforços de seu irmão.
 

 

Fonte: Diário da Manhã