PM é afastado por agressão

O comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar, major Wendel de Jesus Costa, foi afastado da função no final da tarde de ontem, pelo comandante geral da PM, coronel Sílvio Benedito Alves, após ter sido flagrado pela imprensa agredindo com um murro no nariz um estudante que tentava conseguir de volta sua bandeira durante um protesto na Praça A, em Goiânia, contra o aumento na tarifa de ônibus na Região Metropolitana.

Durante o protesto, cerca de 400 manifestantes, a maioria estudantes do Instituto de Educação de Goiás (IEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Colégio Lyceu de Goiânia, entraram em confronto com policiais militares. A manifestação, que começou no Centro. A passagem deve subir para R$ 3 (veja matéria nesta página).

Segundo a nota do comando da PM, o afastamento do comandante do Pelotão de Choque, a princípio, se deu por causa de “conduta indevida” na manifestação. Foi instaurado procedimento administrativo para a apuração dos fatos.

De acordo com o oficial de dia da Polícia Militar, tenente-coronel Francisco José Frazão Morais, a corporação estava avisada da manifestação e acompanhou a passeata do Centro até Campinas. “Era uma manifestação pacífica até que o grupo colocou fogo em pneus na entrada do Terminal da Praça A e impediu que o Corpo de Bombeiros trabalhasse. Começaram a agredir a PM com pedradas, atingindo as viaturas e três soldados. O movimento não era de protesto contra aumento de passagem de ônibus, mas pela bagunça. Tivemos de reestabelecer a ordem pública”, disse.

Segundo o oficial de dia, os militares do 1º Batalhão da PM ganharam reforço da equipe do Batalhão de Choque para conter os estudantes. Os policiais do Choque entraram no terminal e dispersou os manifestantes com o uso de bombas de efeito moral, gás lacrimogênio e quatro tiros foram disparados para o alto, segundo testemunhas.

Gabriel, de 18 anos, estudante de Controle Ambiental, disse que os estudantes não agrediram os policiais. Centenas de pessoas, entre usuários do transporte coletivo e populares assistiram ao confronto. Clientes de um banco se assustaram quando uma pedra atingiu um dos vidros da fachada.

Dois estudantes foram detidos e levados para o 5º DP, suspeitos de depredarem o patrimônio público. Os dois foram liberados horas depois.

Fonte: O Popular