UFG é destaque na 1ª edição do Prêmio SBPC/Goiás de Popularização da Ciência

Todos os 24 trabalhos premiados são de integrantes da UFG

Na noite da última quinta feira, 28/08, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/Regional Goiás (SBPC/Goiás)  realizou, no auditório do Prédio de Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), a solenidade de entrega dos certificados e prêmios aos  autores, coautores e orientadores vencedores da 1ª edição do Prêmio SBPC/GOIÁS de Popularização da Ciência. Estiveram presentes no evento professores, estudantes e servidores de instituições de ensino superior e representantes de entidades governamentais. Os integrantes de mesa diretiva ressaltaram a importância de iniciativas como essa para fomentar atividades científicas e incentivar a pesquisa.

A secretária Nacional da SBPC, Edna Maria Ramos de Castro, esteve presente na premiação ressaltando a importância do evento para promover a popularização da ciência, e apontou que um dos objetivos da SBPC é desenvolver uma política de ciência e tecnologia que dê atende às demandas da sociedade.

Publicação dos trabalhos

A comissão julgadora do prêmio foi constituída por seis professores doutores, cada um representado uma área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra (inclui Engenharias e Ciências Agrárias);  Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística; Letras e Artes. Foram selecionados os quatro melhores trabalhos de cada área, os quais serão publicados em um livro destinado a escolas públicas do estado de Goiás. Além disso, os premiados ganharam 1 tablet.

De acordo com a presidente da comissão organizadora do Prêmio e professora da UFG, Nusa de Almeida Silveira, o avanço científico somente poderá ser compreendido quando o acesso ao conhecimento tornar-se parte do cotidiano das pessoas. “É de notória importância que seja estabelecida e uma via de mão dupla na qual a academia ouça mais a sociedade e a sociedade acompanhe mais de perto os avanços e impactos resultantes da pesquisa científica e tecnológica” pontuou.