Companhia entra no mercado de tratamento de sementes com Dermacor®, solução de ponta contra a Helicoverpa

Data: 15 de setembro de 2014

Fonte/Veículo: Portal Segs

Link direto da notícia: http://www.segs.com.br/demais/8672-dupont-protecao-de-cultivos-apresenta-tecnologias-de-ponta-no-xxv-congresso-brasileiro-de-entomologia.html

A DuPont Proteção de Cultivos estará presente no XXV Congresso Brasileiro de Entomologia, que acontece no período de 14 a 18 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia. Em seu estande, a companhia irá apresentar o recém-lançado inseticida Dermacor® para tratamento de sementes, solução de ponta contra a Helicoverpa e também técnicas de manejo integrado com base na proteção preventiva para os mercados de grãos, HF e café.

Primeiro agroquímico para tratamento de sementes entre os inseticidas da classe das Diamidas Antranílicas – descoberta pela DuPont -, DuPont™ Dermacor®, segundo a empresa, é aplicado em baixas doses e apresenta baixa toxicidade a aves, peixes e mamíferos. Tem ainda efeito residual prolongado e alta seletividade a inimigos naturais das pragas. Outro diferencial da nova tecnologia é não afetar a germinação das sementes tratadas.

“No tocante à Helicoverpa, trata-se hoje do único produto aplicado via  tratamento de sementes registrado para  controlar essa lagarta na fase inicial das culturas”, enfatiza Marcelo Okamura, diretor de marketing da DuPont.

“Após o plantio das sementes tratadas, tem início um processo de solubilização do ingrediente ativo, através da água presente no solo. Esse fenômeno ativa a proteção das plantas antes mesmo da germinação. A raiz, por sua vez, começa a absorver o inseticida e a translocá-lo para a parte aérea da planta”, explica Okamura. “Assim a proteção vai além da semente. O produto propicia o estande ideal da cultura, resultando no máximo da expressão genética e no maior rendimento da lavoura”, continua.

Benevia® e café - Uma nova tecnologia da DuPont, altamente inovadora, que vinha sendo aguardada com ansiedade pelos produtores de café, será alvo de apresentações técnicas no estande da DuPont no congresso. Trata-se do agroquímico Benevia®, com a molécula inseticida Cyazypyr®, descoberta e desenvolvida pela DuPont. Benevia® tem como ingrediente ativo o composto Ciantraniliprole, que acaba de ter sua importação autorizada, em caráter emergencial e temporário, para uso no controle da broca do café no estado de Minas Gerais.

“Esta tecnologia irá revolucionar não só o controle da broca do café, praga que constitui hoje a principal preocupação de caráter fitossanitário da cultura, como também contribuirá para a melhoria do manejo de produção, entregando resultados surpreendentes”, explica o engenheiro agrônomo Luiz Wanderlei Braga, gerente de produtos da companhia.

HF - O Programa DuPont HF, uma plataforma tecnológica que tem proporcionado ganhos em produtividade, será destacado no encontro com a presença de especialistas da companhia. De acordo com o gerente de marketing da DuPont para a área de hortícolas, o engenheiro agrônomo Luiz Grandeza, esse benefício ao produtor está relacionado a metodologias de tratamento preventivo chamadas Programa Tomate e Programa Batata, apoiadas na aplicação correta e segura de agroquímicos.

“Trata-se de uma estratégia de manejo que visa ao controle efetivo de insetos-pragas como as lagartas, que levam anualmente prejuízos representativos aos produtores”, resume Grandeza.

Soja, grãos e MIP - Para o mercado de grãos a companhia focalizará seu Programa DuPont Soja, um novo conceito de controle de pragas e manejo preventivo de doenças. Ainda na área de grãos, a companhia apresenta ao visitante seu recém-lançado inseticida Avatar®, aplicado no Manejo Integrado de Pragas (MIP).

Avatar® constitui um item altamente inovador da DuPont. “O produto pertence à classe química Oxadiazinas, uma exclusividade da companhia”, resume Thomas Scott, gerente de marketing da DuPont para o mercado de Cereais.

Dois inseticidas de ponta do portfólio da empresa, também utilizados com sucesso no Manejo Integrado de Pragas (MIP), Premio® e Lannate® terão ênfase especial na programação da DuPont no evento. O inseticida Premio® reúne benefícios como uso em baixas doses e ação eficaz sobre lagartas de difícil controle na soja e no milho.

Lannate® está presente há mais de 30 anos nas lavouras brasileiras, uma longevidade decorrente dos resultados consistentes que transfere ao agricultor no controle de lagartas, desde a fase de pré-plantio ou dessecação, segundo Thomas Scott, gerente de marketing da DuPont para o mercado de Cereais.

O congresso é promovido pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão e a Universidade Federal de Goiás (UFG), e terá como tema "Entomologia integrada à sociedade para o desenvolvimento sustentável". O objetivo é mostrar os avanços da pesquisa entomológica não somente para a academia, mas também para os setores produtivos rurais e urbanos.

 

Serviço

Data: 14 a 18 de setembro

Local: Centro de Convenções de Goiânia (R. 4, 1400, Quadra 73, Centro)

Horário: das 8h00 às 19h00