Secretaria de Saúde de Goiânia e UFG lançam RADDAR

Rede Avançada para Detecção e Diagnóstico de Agravos para resposta possui aplicativo para monitoramento de doenças infecciosas em Goiânia

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, em parceria com o Grupo Integrado de Ações Contra a Dengue da UFG, promoverá na próxima terça-feira, 10 de junho, o lançamento da Rede Avançada para Detecção e Diagnóstico de Agravos para Resposta (RADDAR). O evento acontecerá, às 9 h, no Anexo do Salão Nobre do Paço Municipal de Goiânia, no 6º andar. A rede funcionará com o uso de um aplicativo para smartphones que possibilitará aos médicos do sistema de saúde de Goiânia maior vigilância e diagnóstico de doenças transmissíveis.

Para realizar o monitoramento das patologias, a rede reúne profissionais de referência das áreas de infectologia, pediatria e clínica que utilizarão o aplicativo para atualização dos casos detectados, como dengue, doenças exantemáticas e respiratórias, além de casos incomuns de doenças transmissíveis. Durante a atualização, realizada semanalmente, os médicos informam se houve aumento ou redução do número de casos e a unidade de saúde ou hospital, tanto público ou privado, onde foram registrados.

Por meio da ferramenta, a Secretaria Municipal de Saúde é notificada imediatamente da ocorrência desses eventos. Adicionalmente,um relatório para que os profissionais e a população possam acompanhar os casos registrados é disponibilizado para acesso na página do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) – www.iptsp.ufg.br “O aplicativo vai possibilitar que o médico encaminhe essa informação de forma extremamente rápida e fácil. Dessa forma, o município de Goiânia passa a contar com uma nova fonte de informação que até então não estava disponível”, explicou o chefe do Departamento de Saúde Coletiva do IPTSP e idealizador do aplicativo, João Bosco Siqueira Júnior.

O software, desenvolvido pelo Grupo Integrado de Ações Contra a Dengue, com a colaboração do professor do Instituto de Informática da UFG, Fábio Costa, foi pensado também com o objetivo de detectar novos agentes que possam ser introduzidos no município, com a chegada de turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo.

Serviço

Lançamento da Rede Avançada para Detecção e Diagnóstico de Agravos para Resposta (RADDAR)

Data: 10 de junho (terça-feira)

Horário: 9 h