UFG recebe atividades do FICA 2014

Câmpus da Cidade de Goiás sediará parte da programação do festival, que terá participação de docentes da instituição

A UFG participará da programação da 14ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que acontecerá na Cidade de Goiás, entre os dias 27 de maio a 1º de junho. O Câmpus da Cidade de Goiás (CCG) receberá algumas das atividades do festival, como mostras de cinema, minicursos, oficinas, debates e exposições que abordam a temática do cinema e do meio ambiente. Professores da instituição também coordenarão atividades.

Na Unidade Sant’Ana, será montada a estrutura do Cinemão, que irá abrigar as mostras Competitiva, Fica na Comunidade, Infantil Fica Animado, Produções Vilaboenses e Paralela de Cinema, além da premiação desta edição e o Fórum de Cinema. Acontecerão também os minicursos de cinema, que terão, dentre as atividades, o curso Transmídias: cinema, videogame e histórias em quadrinho, do professor Daniel Christino, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). No mesmo local, a UFG realizará o Cine Debate: Lars Von Trier e a Filosofia, com discussão sobre os filmes Dogville, Anticristo e Melancolia.

Com o objetivo de mostrar os resultados do Projeto de Ensino Fábrica de Projetos, integrantes do grupo PET Engenharias (Conexão de Saberes), coordenado pelo professor Getúlio Cruz Júnior, da Escola de Engenharia Elétrica (EEE), apresentarão de 29 de maio a 1º de junho a mostra Caminhos para Sustentabilidade, na Unidade Sant’Ana.

As discussões sobre meio ambiente permeiam as oficinas e os minicursos ministrados pelos professores da UFG. No dia 29, o professor Vitor Sousa Freitas (Direito – CCG) ministrará o curso A Emergência dos Direitos da Natureza na América Latina: abordagem dialética a partir do constitucionalismo transformador; e nos dias 29 a 31, acontecerão duas atividades: A Cidade Verde, com o professor Juliano Avelar Moura (Administração – CCG), e Educação Ambiental Aplicada à Cultura da Sustentabilidade, com a professora Sandra de Fátima, do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa).

O Discurso do Desenvolvimento Sustentável: de Estocolmo a Rio + 20 é tema do curso da professora Vilma de Fátima Machado (Direito – CCG), que será realizado no dia 30. Enquanto no dia 31, os professores João da Cruz (Faculdade de Direito – Regional Goiânia) e Vitor Sousa (Direito – CCG) discutem o Direito e Cinema: a questão agroambiental no Novo Código Florestal.

Dentro da programação promovida pela Secretaria Municipal de Recursos Hídricos da Cidade de Goiás (Semarh), representantes da UFG participarão do seminário O Cinema e a Produção Audiovisual como Componentes da Educação Ambiental, no dia 29, no Espaço Semarh. A UFG também participará de uma Roda de Conversas com Comunidades Tradicionais, organizada pelo Laboratório de Estudos de Gêneros Étnicos-Racias e Espacialidades (Lagente) do Iesa, no Convento do Rosário, com o integrante Vinícius Gomes Aguiar.

Confira a programação completa do FICA 2014.