Associação dos Portadores de Câncer de Mama e HC/UFG realizam ação Outubro Rosa

Ação tem caráter informativo

Em comemoração ao movimento mundial de combate ao câncer de mama Outubro Rosa, a Associação dos Portadores de Câncer de Mama (APCAM) e o Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas da UFG realizarão no próximo sábado, 18 de outubro, uma ação de conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação será realizada no horário das 08 às 09h30, na Praça Universitária.

No local, os organizadores pretendem realizar diversas atividades educativas com os participantes, como distribuir o laço cor-de-rosa, símbolo da campanha, material informativo e dar orientações sobre as formas de prevenção da doença. “A campanha tem como objetivo principal a divulgação, informação e desmistificação acerca do câncer de mama, pois ainda há na sociedade muitos mitos e estigmas sobre a doença que assustam e amedrontam as mulheres”, explica a enfermeira do Programa de Mastologia do HC/UFG e uma das organizadoras da campanha, Marta Valéria Calatayud. Além das atividades educativas, haverá ainda sessões de fisioterapia para pacientes em tratamento no HC/UFG e uma caminhada na praça.

Marta Calatayud salienta que o Outubro Rosa é um movimento destinado à sensibilização da sociedade em geral para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama, alertando as mulheres para a importância do auto-exame das mamas e do exame de mamografia, que devem ser realizados anualmente por mulheres que estejam acima dos quarenta anos de idade.

A abertura da campanha será realizada pela presidente da APCAM e paciente do HC/UFG, Maria Aparecida Pinto de Lima, pela enfermeira do Programa de Mastologia do HC/UFG, Marta Calatayud. Na campanha também estarão presentes representantes das entidades de portadores de câncer de mama em Goiás – Centro de Voluntários do Hospital Araújo Jorge, Associação Amigos da Mama (AMMA) do Hospital Materno Infantil e o Centro dos Amigos da Mama (CEAMA) do CEBROM.

Prevenção

A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco reconhecidos. Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em princípio, passíveis de mudança, porém fatores relacionados ao estilo de vida, como obesidade pós-menopausa, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e terapia de reposição hormonal, são modificáveis. Estima-se que, por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. (Fonte: Instituto Nacional do Câncer - Inca).

Detecção precoce

Em 2014, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama. O câncer de mama identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro, apresenta prognóstico mais favorável e elevado percentual de cura.

As estratégias para a detecção precoce são o diagnóstico precoce -  abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas da doença -  e o rastreamento -  aplicação de teste ou exame numa população assintomática, aparentemente saudável, com o objetivo de identificar lesões sugestivas de câncer e encaminhar as mulheres com resultados alterados para investigação e tratamento. Em ambas as estratégias, é fundamental que a mulher esteja bem informada e atenta a possíveis alterações nas mamas e, em caso de anormalidades, busque prontamente o serviço de saúde. (Fonte: Instituto Nacional do Câncer - Inca).

Movimento mundial Outubro Rosa

O movimento mundial Outubro Rosa leva esse nome em razão da cor rosa do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento teve início na década de 90, nos Estados Unidos, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990, e desde então, promovida anualmente na cidade. A cada ano tem aumentado o número de segmentos da sociedade que aderem ao movimento para dar sua contribuição e mostrar seu acolhimento à causa.

Associação de Portadores de Câncer de Mama (APCAM) do HC/UFG

A APCAM foi criada em 1996 como uma entidade sem fins lucrativos, que tem como finalidade oferecer apoio biopsicossocial aos portadores de câncer de mama atendidos pelo Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas da UFG. A associação conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por médicos mastologistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais do HC/UFG, que atendem mais de 800 pacientes em tratamento de câncer de mama.

A APCAM é mantida através de doações de pessoas física ou jurídica, entidades públicas, governamentais e não governamentais que, sensibilizadas e conscientes de seu papel humano e social na prevenção e promoção da saúde, procuram apoiá-la de alguma forma. As doações são revertidas em prol dos pacientes em tratamento de câncer de mama, através da realização de atividades que desenvolvam a reabilitação social e profissional (oficinas de costura, artesanato, pintura) e de assistência material aos pacientes carentes. A APCAM também desenvolve atividades que incentivam a detecção precoce do câncer de mama, como a participação em campanhas e grupos educativos, conscientizando sobre a importância da prevenção.

O Grupo de Convivência da APCAM se reúne na última sexta-feira de cada mês. Este momento tem o caráter informativo, educativo, recreativo, lúdico e terapêutico para os pacientes.