UFG alerta sobre incapacidades causadas pela hanseníase

Durante a programação do 11º Conpeex, a Faculdade de Enfermagem recebe minicurso para prevenção e conscientização quanto a problemas originados pelo não tratamento da doença

Alertar e esclarecer dúvidas sobre as incapacidades que a hanseníase pode causar é o foco do minicurso oferecido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), durante o 11º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex). O encontro temático ocorre no próximo dia 04, entre 8h e 12h, na Faculdade de Enfermagem (FEN), na Praça Universitária, localizada no Setor Leste-Universitário, e tem como público-alvo alunos de graduação e profissionais de saúde.

Atuante na área de doenças infectocontagiosas e saúde coletiva, a professora da Faculdade de Enfermagem da UFG, Michele Dias da Silva Oliveira, explica que a demora no diagnóstico e o não tratamento da hanseníase pode levar à perda de sensibilidade tátil, térmica e dolorosa; além de perda de força muscular. “A doença pode estigmatizar e incapacitar”, afirma.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, o estado de Goiás contabilizou 383 casos de hanseníase em 2013, sendo 203 destes em Goiânia e 180 nos demais municípios goianos. A docente, que ministrará o minicurso, ressalta que a doença é um problema grave de saúde pública em todo o mundo. “O Brasil é o segundo país em número absoluto de casos, perdendo somente para a Índia”, destaca.

Prevenção

As incapacidades causadas pela hanseníase podem ser evitadas segundo Oliveira. “A prevenção ocorre por meio do autocuidado com os olhos, nariz, pele, mãos e pés. Os exercícios para aumentar a força muscular também são meios de prevenção”, explica.

Conpeex

O Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG está na décima primeira edição. Neste ano, são 6.500 inscritos para conferências, mesas-redondas, palestras, apresentações de trabalhos, oficinas e minicursos que abordam o tema “Conhecimento, Inclusão Social e Desenvolvimento”. As atividades ocorrem nas Regionais de Goiânia e Jataí. O evento objetiva promover a integração entre comunidade e Universidade, além de contribuir para a divulgação científica.