Reitor da UFG participa de fórum sobre internacionalização do ensino superior

Evento realizado na PUC Goiás contou com reitores de diversas instituições do país

Nos dias 3 e 4 de novembro, foi realizado o 3º Fórum do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). O evento contou com a presença de reitores e representantes de diversas instituições de ensino públicas e privadas do país associadas ao CRUB, pela comunidade acadêmica e por autoridades. Com o tema “Internacionalização: um indutor de qualidade para a Educação Superior Brasileira”, o encontro visou promover um debate sobre o crescimento da dimensão internacional no ensino superior.

A programação do segundo dia do fórum contou com a apresentação de estudos de caso sobre o sucesso da internacionalização em universidades brasileiras. O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral, falou sobre o sucesso deste processo em Instituições de Ensino Superior Federais. “Saímos de 50 mil matrículas em instituições federais para mais de 1 milhão em sete anos. Isso pulsou a quantidade de pesquisadores e professores jovens nas universidades, o que também influenciou a internacionalização, uma vez que a pós-graduação mais do que triplicou nesse período”, disse.

Além do debate, o evento teve como objetivo promover a reflexão e o compartilhamento de experiências sobre as diferentes formas de incentivo e de políticas públicas para a internacionalização do ensino. “Algumas das iniciativas da UFG têm sido a oferta do curso de português para estrangeiros e de vagas para estrangeiros na Casa do Estudante Universitário”, apontou o reitor.

Fonte: Ascom UFG