"Conhecimento, Inclusão Social e Desenvolvimento" é tema do Conpeex 2014

Mais de 1.800 pesquisas serão apresentadas durante o congresso, que traz diversas novidades neste ano

Dos dias 3 a 5 de novembro, a UFG realiza o 11º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, o Conpeex.  Uma das novidades da edição, que tem como tema Conhecimento, Inclusão Social e Desenvolvimento, é a realização de atividades paralelas nas Regionais Goiânia (Câmpus Samambaia e Colemar Natal e Silva) e Jataí (Câmpus Riachuelo). Conferências, palestras, seminários, mesas-redondas, apresentação de pesquisas da graduação e pós-graduação e atividades culturais diversificadas compõem a programação do evento, aberto a toda comunidade.

A abertura oficial, no dia 3 de novembro, terá uma conferência com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Speller. A conferência acontecerá às 10h, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal e será transmitida por vídeo conferência para a Regional Jataí. A solenidade se encerra com a apresentação musical da professora Vanessa Bertolini, da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac).

Na ocasião, também será lançado o aplicativo SIEC móvel, desenvolvido pelo Centro de Recursos Computacionais (Cercomp). A tecnologia possibilitará à comissão organizadora do Conpeex o registro da presença dos participantes por meio de celulares com o aplicativo instalado, que farão a leitura de um código de barras bidimensional gerado pelo Sistema de Informação Extensão e Cultura (SIEC), no qual ficam cadastrados os eventos da universidade.

Nesta edição, mais de 1.800 trabalhos serão apresentados nos seminários científicos e mostras, tendo ainda a participação de 6.400 inscritos nas diversas atividades. Ao total, 58 minicursos serão oferecidos à comunidade, com uma novidade: o minicurso Atualização em Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco será destinado exclusivamente aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Inclusão Social - A programação do Conpeex 2014 foi toda pensada segundo o tema da edição, com o objetivo de incentivar a troca de experiências nos diversos campos da pesquisa, do ensino e da extensão. De acordo com coordenadora geral do evento, Claci Fátima Weirich Ross, “o conhecimento e desenvolvimento cientifico e tecnológico deve ser realizado na perspectiva dos princípios da inclusão social”.

Novidades - Um dos diferencias da edição é a realização do Espaço Saúde, no dia 4 de novembro, no estacionamento do Araguaia Shopping. O projeto coordenado pela Faculdade de Enfermagem (Fen), com a participação da Secretaria de Saúde de Goiânia e do Estado de Goiás, tem por objetivo orientar a população sobre hábitos saudáveis, além de oferecer atendimento para prevenção de doenças como a hipertensão, doenças crônicas transmissíveis e não transmissíveis. A Exposição do Planetário também será realizada pela primeira vez no Conpeex, com organização do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa).

Outra novidade é o lançamento do Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde da População Negra da UFG. A ideia é que o espaço sirva para articular a comunidade acadêmica para discutir e promover ações que visem à saúde da população negra na universidade.

Cultura - Dentro da programação cultural, será realizada a I Mostra Cultura do Conpeex - Regional Jataí. Já a Mostra Artística Bosque Auguste Saint-Hilaire ganhará uma segunda edição no evento, com a apresentação de oito bandas, abrindo a oportunidade para que a comunidade acadêmica mostre seus talentos artísticos. Perfomances musicais e de dança, oficinas, exposições e exibições de filmes no Cine UFG integram as atividades da XI Mostra Cultura do Conpeex – Regional Goiânia.

Sustentabilidade - Atentas à questão da sustentabilidade dentro da universidade, as Cooperativas de Catadores de Material Reciclável, que integram a Incubadora Social da UFG, irão orientar os participantes sobre importância da coleta seletiva. Todo o material reciclável recolhido durante o evento será encaminhado para as cooperativas e utilizado como fonte de renda para os catadores.

Confira aqui a programação completa do Conpeex 2014 nas Regionais Goiânia e Jataí.