Goiás recebe encontro nacional de extensão em instituições públicas de ensino superior

Evento ocorre pela primeira vez no Estado entre os dias 16 e 19 de novembro

Entre os dias 16 e 19 de novembro, será realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG) o XXXVI Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex). Pela primeira vez no estado de Goiás, o evento é uma parceria da UFG com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).

A extensão universitária é realizada, entre outras iniciativas, por meio de atividades multidisciplinares, prestação de serviços à comunidade e ações artístico-culturais. Segundo a Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFG, Giselle Ferreira Ottoni, é nesse fórum que são decididas as diretrizes da política de extensão no país e acontecem articulações pra conseguir mais fomento para extensão. “A realização desse fórum aqui traz a UFG e as demais instituições públicas de educação superior do estado para dentro dessa discussão, inclusive como protagonistas,” ressalta.

Segundo a Pró-Reitora, a UFG tem se destacado nacionalmente em projetos de extensão. “A formação só é completa se o estudante tem contato com a pesquisa e a extensão. Por isso é importante que a extensão seja trabalhada com qualidade porque ela influencia diretamente no desenvolvimento do aluno,” completa a Pró-Reitora.

Programação

Pró-reitores de Extensão de diversas instituições brasileiras discutirão a temática “extensão e territórios” e participarão de programação composta por mesas-redondas, reuniões, plenária, visitas de campo a projetos de extensão e eventos culturais, com a maior parte das atividades realizadas no Centro Cultural UFG, localizado no Câmpus Colemar Natal e Silva, na Praça Universitária.