Rádio Universitária abre espaço para debates
A Rádio Universitária agora tem o seu espaço para discussões e debates sobre os mais variados temas da atualidade. Estreou no dia 20 de setembro o programa Mesa-Redonda, com a apresentação e produção da Diretora de Jornalismo da Rádio, Josete Bringel. O programa, que vai ao ar todas as quintas às 11 horas, traz especialistas e lideranças que debatem acerca de determinados assuntos esclarecendo-os e integrando-os à sociedade.
Na estréia, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o REUNI, esteve em pauta. O projeto foi instituído a partir do decreto presidencial 6.096 de 24 de abril de 2007, e cada universidade federal adotará o modelo que julgar necessário para se adequar ao REUNI. Para discutir a situação, a primeira edição do Mesa-Redonda contou com as presenças do reitor da UFG, Edward Madureira, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da UFG (SINT/UFG), João Pires, e Renato Sadi, representando a Associação dos Docentes da UFG (ADUFG). Também foram convidados representantes do Diretório Central dos Estudantes da UFG (DCE), que não compareceram. O segundo programa foi a respeito de assédio moral, e no terceiro, o aquecimento global estava na roda de discussões.
Josete Bringel ressaltou a importância da discussão desses temas em um programa como o Mesa-Redonda, e afirmou que, apesar das limitações da Rádio Universitária, principalmente de funcionários -Josete conta com a ajuda de apenas um estagiário- todos os esforços estão sendo recompensados com o programa.
Outra novidade na programação da Rádio Universitária é o retorno do Sala de Concertos. Depois de dois meses fora, o programa voltou no dia primeiro de outubro, e está levando música clássica de qualidade aos ouvintes de segunda a sexta a partir do meio-dia, com a produção da musicista Fernanda Furtado.
Source: Agência UFG