UFG mostra produção científica em congresso

O IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG (Conpeex 2007) é destaque em matéria do jornal O Popular. Confira.

Jornal O Popular, 09/10/2007

UFG mostra produção científica em congresso

Carla de Oliveira

Qual o papel da universidade? Para que e a quem serve? Esses foram alguns dos questionamentos que permearam a palestra de abertura do 4º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da Universidade Federal de Goiás (UFG), iniciado ontem e que prossegue até quinta-feira, no câmpus 2 da UFG. Partindo do tema A Pesquisa e o Desafio da Formação Profissional, a vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Wrana Maria Panizzi, falou sobre o novo mundo do trabalho e as exigências que ele impõe à sociedade e como a universidade está inserida nele.

“Existe uma profunda exigência por formação. Hoje, exige-se o conhecimento geral e o específico. É preciso ter uma formação básica sólida, empreendedorismo e saber pensar”, disse Wrana na palestra de abertura. A vice-presidente do CNPq lembrou que a universidade precisa estar cada vez mais associada às demandas e desejos da sociedade, mas que é ela também que deve pensar a longo prazo, num projeto de nação.

Coordenador de Transferência e Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, João Teodoro Pádua cita que essa é a maior atividade promovida pela universidade, em que estão reunidos ensino, pesquisa e extensão. Estão sendo apresentados trabalhos ligados aos programas de iniciação científica da UFG, incluindo os que oferecem bolsas e os voluntários, nas áreas de pesquisa, extensão e da graduação.

Para o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, é o momento em que a UFG se mostra para a sociedade. Segundo frisa, desde que foi criado, o evento cresce a cada ano, o que pode ser constatado com o aumento no número de inscrições (que pulou de 3 mil, em 2006, para 4,5 mil este ano) e de trabalhos, cerca de 450. Edward também destacou a importância da inauguração do Centro de Aulas da instituição, que conta com 29 salas.

De acordo com ele, a inauguração do novo prédio representa a ruptura de um modelo em que se priorizava o individual, passando para um movimento de maior convivência entre alunos e unidades acadêmicas, e permite melhorar a utilização dos espaços das unidades acadêmicas.

O 4º Conpeex reúne estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, que estão apresentando seus trabalhos realizados na área de ensino, pesquisa e extensão.

Fuente: O Popular

Url Relacionada: /sites/ascom/pages/11421