EXPERIÊNCIA QUE DEU CERTO
O experimento mais recente dos alunos e professores do Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi a XV Semana da Química, realizada entre os dias 8 e 11 de outubro. O evento foi uma comemoração pelos dez anos do IQ e trouxe uma mistura de minicursos, mesas-redondas, palestras, oficinas e festas. A organização ficou por conta de voluntários e do Centro Acadêmico do instituto, o Caqui.
O voluntário, Tiago Moreira de Lacerda do 3º. período, animado com o resultado da semana comemorativa, comenta que, com mais de cem inscritos, foi possível discutir o ensino da disciplina e integrar professores e alunos do IQ e de outras instituições, como o do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Católica de Goiás (UCG), Universidade Vale do Acaraí (UVA-GO) e da UFG de Catalão.
Apesar do evento ter coincidido com as datas do Congresso de Pesquisa Ensino e Extensão (Conpeex-2007) e do Encontro do Centro-Oeste de Debates sobre o Ensino de Química em Dourados, no Mato Grosso do Sul, o público ficou dentro das expectativas do Caqui.
As discussões propostas pela Semana de Química trouxeram temas relacionados à prática do ensino da matéria. O professor Noé de Oliveira apresentou propostas em seu minicurso que priorizavam a redução do custo de equipamentos de laboratório em escolas de ensino médio, sem deixar de lado a diversão e o dinamismo para o melhor aprendizado dos alunos.
Para Lacerda, a comemoração pelos dez anos do instituto serviu para pontuar aspectos que podem ser melhorados na unidade, como os próprios laboratórios do IQ.
Fonte: Agência de Notícias