Mobilidade urbana é discutida no segundo painel Cidades Sustentáveis

Data: 18 de setembro de 2017
Fonte/Veículo: Crea-GO
Link direto da notícia: http://www.creago.org.br/index.php/comunicacao/imprensa/noticias/2244-mobilidade-urbana-e-discutida-no-segundo-painel-cidades-sustentaveis

      Realizado pelo Crea-GO, a ONG Engenheiros Sem Fronteiras, o Sindicato dos Engenheiros do Estado de Goiás (Senge-GO) e a Agremiação Politécnica da Universidade Federal de Goiás (UFG), no dia 13 de setembro, no auditório do Conselho goiano, o segundo encontro do projeto “Painel: Cidades Sustentáveis”, com o tema “Mobilidade Urbana”, buscou discutir os desafios gerados pela urbanização desordenada da capital goiana, levantando soluções para a construção de uma cidade mais justa e sustentável. Oitenta e oito pessoas participaram do encontro.

     No painel, mediado pela assessora institucional do Crea-GO e membro fundadora da ONG Engenheiros Sem Fronteiras, Marcella Castro, duas palestras foram ministradas. A primeira, intitulada “Cidades Sustentáveis e mobilidade não motorizada”, foi ministrada pela Arq. e Urb. Luciana Hamer, que é mestre em Mobilidade Urbana, especialista em Construção Sustentável e Edificação e em Engenharia de Segurança do Trabalho. Em sua fala, a arquiteta tratou da questão do pedestre e a utilização das calçadas; além dos ciclistas e da infraestrutura cicloviária. De acordo com Luciana, “a mobilidade e a sustentabilidade de nossa cidade, de forma geral, estão ligadas diretamente às áreas técnicas, então, o assunto tem total relevância para os profissionais do Sistema Confea/Crea”.

     O segundo assunto, “Sustentabilidade e Mobilidade Urbana: o papel do transporte público coletivo”, foi exposto pela Arq. e Urb. Stéfany da Silva Gonzaga, mestre pelo Programa   de Pós-graduação em Projeto & Cidade, da UFG; e pesquisadora das áreas de transporte público coletivo, acessibilidade urbana, planejamento metropolitano e centralidades. Em sua palestra, Stéfany apresentou o transporte público coletivo no contexto da sustentabilidade. “Trouxe alguns conceitos de transporte e transporte sustentável baseados na Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo, além de alguns dados que mostram a relação entre o transporte público e outros modais, como o carro e a bicicleta. Por fim, apresentei minha dissertação que trata da acessibilidade aos municípios da Região Metropolitana de Goiânia, apresentando uma associação dos resultados desse trabalho com as questões da sustentabilidade”, explicou.

     Para a assessora institucional Marcella Castro, o painel foi bastante esclarecedor. “Pudemos perceber, diante das perguntas, que o público estava muito interessado no assunto e muito preocupado com a questão da mobilidade e outros assuntos técnicos que envolvem a mobilidade, não só dos modais de transporte em si, mas também outras questões de ocupação de espaços públicos, segurança etc.”, destacou.

     Projeto – Até o final de 2017, serão promovidos mais três painéis Cidades Sustentáveis, nas seguintes datas: 4 de outubro, 8 de novembro e 6 dezembro. Em cada um será debatido um tema diferente, com o objetivo de estimular a discussão sobre ações sustentáveis em Goiânia. 

O painel sobre Mobilidade Urbana reuniu 88 participantes no auditório do Crea-GO