Tecnologia na análise do solo

Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos traz palestrante dos EUA para discutir o assunto

A Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos (EA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão, promoveu o Seminário Internacional de Análise Quantitativa e Qualitativa de Formas de Carbono do Solo com Espectroscopia Infravermelha (NIR e MID-IR). O evento foi realizado nos dias 19 e 23 de outubro e contou com a participação de James B. Reeves III, membro do Environmental Management and By-Product Utilization Laboratory, Agriccultural Research Service (Laboratório de Manejo Ambiental e utilização de sub-produtos do Serviço de Pesquisa em Agricultura), dos Estados Unidos.

Estudantes, professores da EA, e pesquisadores da Embrapa participaram do evento, que destacou a questão tecnológica na análise do solo. Segundo Eliana Paula Fernandes, professora da EA e uma das organizadoras do evento, existem muitas vantagens em utilizar o espectro infravermelho na extração de nutrientes e substâncias determinantes para o equilíbrio entre o solo e o cultivo de certas plantas. Por meio dessa técnica é possível medir a fertilidade do solo com maior facilidade e identificar o recurso mais apropriado para se obter melhoras na produtividade.
 

A visita do professor Reeves III poderá render intercâmbios aos estudantes da EA no laboratório do palestrante, nos EUA. O sucesso do projeto, que teve apoio do Sebrae Goiás e patrocínio do Programa de Inovação Tecnológica e Novas Formas de Gestão na Pesquisa Agropecuária (Agrofuturo), poderá, ainda, ser indicador de novos investimentos em equipamentos dentro da EA.

Fonte: Agência UFG