Comunicação colaborativa
Foi realizada na faculdade de Medicina uma reunião para discussão e elaboração de projeto, para que a Universidade Federal de Goiás (UFG) ingresse na Rede Universitária de Telemedicina.
Cerca de 25 hospitais universitários, em todo país, já integram a rede, que oferece serviços ligados à saúde. A UFG prevê sua entrada para o próximo ano, com apoio da rede nacional de ensino e pesquisa.
A apropriação dos meios de comunicação para fins médicos vem sendo utilizada desde a década de 1990 e se apresenta como uma solução interessante em um país com as dimensões do Brasil. O programa, além de conectar os hospitais universitários de todo território nacional, também facilita trocas e colabora com a infra – estrutura necessária à pesquisa.
Como instrumentos desse projeto, serão mantidos equipamentos de informática para grupos de pesquisa e infra-estrutura de serviços de comunicação. Trabalhos colaborativos, estudos de casos e videoconferências médicas são formas de manter esse fluxo de conhecimento.
Source: Agência UFG