IESA será sede do conhecimento multidisciplinar

III Semana de Ciências Ambientais promoverá discussões em várias áreas do conhecimento

Nesta semana, de 19 a 23, será a realizada a III Semana de Ciências Ambientais, como uma iniciativa do Programa Multidisciplinar de Doutorado em Ciências Ambientais. O evento ocorrerá no Instituto de Estudo Sócio-Ambientais (IESA), no campus II da UFG. Ele tem como objetivo divulgar e tratar de temas que, por sua complexidade, precisam ser discutidos num âmbito multidisciplinar. Neste ano, a organização do evento escolheu o tema Segurança Energética e Meio Ambiente, uma vez que a discussão sobre segurança energética é bastante recorrente na atualidade.

Os doutorandos Manuel Eduardo Ferreira e Nicali Bleyer, ambos bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), estão à frente na organização da semana.

A programação procura atender as expectativas da proposta do evento – promover o encontro de várias áreas do conhecimento. Serão realizadas oficinas, mesas-redondas e palestras, além de atividades culturais e artísticas durante o evento. Haverá, como atração especial, uma mostra de curta-metragem do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica). Vídeos apresentados e premiados no festival serão exibidos no Cinema da Faculdade de Letras.

O coordenador do Programa Multidisciplinar de Doutorado em Ciências Ambientais, Laerte Guimarães Ferreira, declarou estar muito feliz com a realização da III Semana de Ciências Ambientais. “Nós traremos um time de palestrantes de excelência que é muito difícil de ser reunido num evento universitário. Eu acredito que esse tipo de atividade é imprescindível para que nós consigamos, de fato, ter uma universidade, no sentido de revolver idéias, trazer pessoas que oxigenem o conhecimento na universidade”.

A organização do evento aguarda a participação de alunos de outras instituições acadêmicas, para que, dessa forma, se cumpra o objetivo de o evento alcançar caráter multidisciplinar não só nas discussões propostas, como também na formação de profissionais de alto nível, e capazes de atuar de forma efetiva em pesquisa, ensino e extensão na área ambiental.

A participação nas palestras e atividades culturais, inclusive a mostra de curta-metragem, é gratuita. No entanto, para obtenção de certificado de participação, a taxa de inscrição é 15 reais. Para as oficinas e trabalhos de campo, os valores são 5 e 10 reais, respectivamente. As inscrições podem ser realizadas na página do evento: www.lapig.iesa.ufg.br/sciamb. Mais informações sobre a programação também podem ser obtidas nesse site.

Fonte: Agência de notícias