Prêmio para projetos de diminuição do CO2 na atmosfera

A Fundação Altran para a Inovação irá contemplar, com até um milhão de euros, projetos que minimizem as conseqüências do efeito estufa e do aquecimento global. Os interessados podem se inscrever até o dia 07 de abril.

Estão abertas, até o dia 07 de abril, as inscrições para o prêmio da Fundação Altran para a Inovação, que é oferecido em parceria com a Ecoart e a IFP (em português: Inovações de Pesquisas em Energia). O tema de 2008 é “Redução dos níveis de CO2 na atmosfera: nosso desafio tecnológico”. Serão contempladas soluções voltadas a minimizar as conseqüências do efeito estufa e do aquecimento global. O valor da premiação, que é destinado integralmente ao projeto vencedor, chega a um milhão de euros.

Pesquisadores, profissionais, estudantes e empresas de todo o mundo ligados às áreas de Energia, Transporte, Construção, Indústria de Transformação e Aeronáutica estão aptos a se inscreverem. Uma equipe interna da Altran Brasil está à disposição dos candidatos interessados para ajudá-los a compor seu dossiê de candidatura.

Para participar, é necessário inscrever um projeto relacionado ao tema da redução dos níveis de gás carbônico na atmosfera, podendo abranger os mais variados objetivos, como o desenvolvimento de tecnologias alternativas, técnicas de conversão e de CO2, uso de energias renováveis, reciclagem, sistemas para captura de CO2, redução de custos para técnicas de oxicombustão, pré e pós-combustão, novas tecnologias para armazenamento de CO2, redução de consumo de energia e de produção de CO2, otimização de processos para eficiência energética e melhoria de desempenho, medição e quantificação de riscos, entre outros.

Detalhes sobre a fundação, o concurso e formulários de inscrição estão disponíveis no site www.altran-foundation.org. Mais informações no Brasil pelo endereço eletrônico marketing@altran.com.br.

Fonte: Agência de Notícias UFG