Tomar remédios diferentes ao mesmo tempo pode dar problemas

Data da notícia: 08/10/2017
Fonte/Veículo: Piauí Hoje
Link direto da notícia: http://piauihoje.com/noticias/saude-tomar-remedios-diferentes-ao-mesmo-tempo-pode-causar-problemas/

Medicamentos/Imagem ilustrativa

 

O Falando Francamente conversou com o farmacêutico-bioquímico Fábio José Basílio. Ele éformado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem especialização em Saúde Pública comênfase em Saúde da Família, capacitação em Farmácia Clínica, e atua no Hospital Regional deBrazlândia (DF) e num Centro de Assistência Integrada de Saúde (CAIS) de Goiânia.

Fábio explicou o fenômeno das interações medicamentosas, como as interações entremedicamentos ocorrem e os prejuízos causados.

O médico alertou para os riscos da automedicação e também para o fato de que algumasinterações, mesmo prescritas, podem interferir no tratamento de doenças, como a diabetes e ahipertensão. É importante sempre consultar um farmacêutico e avisar ao médico quais são osremédios que foram prescritos.

Ele lembrou que, com o aumento da expectativa de vida, o número de pacientes que usam muitosmedicamentos também acompanha esse crescimento.

Outro alerta é sobre o efeito dos anticoncepcionais, que pode ser reduzido e até anulado em casode uso de antibióticos.