Capes abre inscrições ao Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência

Objetivo é incentivar a formação de docentes para a educação básica, especialmente para o ensino médio.

No final de 2007, foram divulgados dados preocupantes sobre a educação básica brasileira. Um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2006 revelou que os estudantes brasileiros melhoraram em matemática, mas continuam deficientes em leitura e ciências. Outra estimativa do Ministério da Educação (MEC) com bases em dados de 2003 demonstrou que sete em cada dez professores brasileiros das disciplinas de ciências não têm formação específica para lecionar.

Preocupada com a questão, a Andifes realizou, em dezembro de 2007, o III Seminário Anual de Políticas Públicas para a Educação. Durante o encontro, o ministro da Educação, Fernando Haddad, os ex-ministros da Educação, Cristovam Buarque e Paulo Renato Souza, parlamentares, dirigentes, ex-dirigentes, pró-reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), além de outras entidades ligadas à educação puderam debater a carência de professores no ensino básico.

Para solucionar o problema, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em conjunto com a Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), divulgou o edital do Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID.

Segundo o diretor de Educação Básica Presencial da Capes, Dilvo Ilvo Ristoff, o programa pretende fomentar a iniciação à docência de estudantes das IFES e preparar a formação de docentes em nível superior para atuarem na educação básica pública. “O principal objetivo do PIBID é incentivar a formação de docentes para a educação básica, especialmente para o ensino médio, promovendo a articulação integrada da educação superior do sistema federal com a educação básica do sistema público. Acreditamos que com esta integração estaremos contribuindo para uma formação docente inicial mais sólida e para a melhoria da qualidade da educação básica”.

Dilvo Ristoff afirmou que para o ano de 2008 o PIBID conta com recursos da ordem de R$ 39 milhões, sendo que o valor máximo a ser destinado a cada projeto é de R$ 1 milhão.

Confira o edital do PIBID.

Source: Assessoria de Comunicação da Andifes