Galeria da FAV expõe trabalhos de mestrandos
A Galeria da Faculdade de Artes Visuais inicia as atividades do ano com a exposição Brasília Gravada, da artista Manoela Afonso. Inaugurada no dia 19 de março, a mostra exibe diversas gravuras que foram produzidas para a defesa de dissertação no Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual.
Manoela dedicou-se à observação da dinâmica de Brasília para entender as especificidades da cidade e o seu planejamento urbano. Logo quando se mudou de Curitiba, a artista viveu um período de estranhamento e procurou compreender os principais fatores que contribuíram para a fundação da nova capital federal.
Inspirada por poemas de Nicolas Behr, Manoela também se abasteceu com o universo imagético de Athos Bulcão e com as referências arquitetônicas de Oscar Niemeyer. Suas gravuras são questionadoras. Seus títulos são um convite para repensar quem foram os verdadeiros construtores da história. A artista reúne o idealismo de Juscelino Kubitschek, a visão modernizadora de Lúcio Costa e o sacrifício dos candangos – os operários que trabalharam na construção de Brasília.
De 31 de março a 11 de abril, será a vez de conferir obras da mestranda Alana Morais Abreu e Silva. Outras exposições, selecionadas no edital de 2008, estão programadas para exibir trabalhos de desenho, instalação e pintura, até dezembro deste ano, na Galeria da FAV. Duas mostras já estão previstas para o primeiro semestre de 2009.
Rafael Ventuna
Serviço
Exposição: Brasília Gravada, de Manoela Afonso
Local: Galeria da FAV - UFG - Campus Samambaia
Horário: 8h às 10h e 12h às 17h, de segunda à sexta
Ingresso: entrada franca
Período: 19 a 28 de março de 2008
Informações: www.fav.ufg.br/galeriadafav ou manoelaafonso.wordpress.com
Fuente: Agência de Notícias UFG