Veterinária realiza campanha de vacinação anti-rábica em humanos
Os alunos, servidores e professores da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG) devem ser imunizados contra a raiva. Para isso, a unidade realiza nos meses de março e abril uma campanha de vacinação anti-rábica em humanos. Para quem nunca foi vacinado a imunização deve ser feita em três etapas. A primeira aconteceu no último dia 18 de março e a segunda no dia 25 de março. A próxima dose será no dia 15 de abril. Todos os estudantes de Medicina Veterinária devem comparecer, do primeiro ao décimo período.
A medida é necessária porque os estudantes, professores e servidores da Escola de Veterinária correm o risco de contrair o vírus da raiva através do manejo com os animais que constantemente são levados pela comunidade à Escola para tratamentos veterinários. Muitos desses animais nunca foram imunizados contra a doença.
Além disso, os estudantes da UFG participarão da campanha de vacinação contra a raiva animal que será realizada em setembro em Aparecida de Goiânia, cidade carente de profissionais para imunizações em massa. A parceria entre a UFG e a Prefeitura, que é desenvolvida desde 1978, faz parte do projeto de extensão Controle de Raiva Animal no Município. O trabalho envolve a participação de cerca de 300 alunos, além de professores e servidores.
Reforço
Quem já foi vacinado deve tomar, anualmente, apenas uma dose de reforço. Todos os estudantes que já foram devidamente imunizados são submetidos à titulação de anticorpos através de um exame de sorologia. Só recebe treinamento para participar da campanha quem já estiver imune à doença. A vacina não tem efeito colateral. A campanha é coordenada pelo professor de Doenças Infectológicas da Escola de Veterinária, Aires Manoel de Souza. Os interessados devem procurar o Centro Acadêmico de Veterinária, nos dias de vacinação, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas.
Patricia Triers
Fonte: Agência UFG de notícias