Oficina Pé de Livro, cabeça de folha

Oficina busca aproximar jovens dos livros

A bibliotecária e documentalista Patrícia Martins ministra a oficina Pé de livro, cabeça de folha: o livro, suas referências e seus encantos, no dia 23 de abril (quarta), às 14 horas, na Midiateca do Parque da Criança. A atividade integra o programa educativo-cultural da Casa da Cultura Digital, que tem o apoio da Fundação Pró-Cerrado, AMP Propaganda, Quasar Cia de Dança, Icumam e zeroum comunicação.

Acompanhada da estudante Cássia Oliveira, a ministrante apresenta os recursos e as demandas próprias dos profissionais da Biblioteconomia, mantendo o foco no livro. Patrícia Martins se interessa pelas possibilidades de formação do leitor por meio do livro infantil e juvenil: "O encantamento pode partir do percurso de reconhecimento do livro nas suas diversas partes e referências", diz. Segundo ela, o objetivo da oficina é estimular a capacitação de leitores criativos.

Para a bibliotecária, oficinas como esta podem iniciar o processo de formação de mediadores culturais e mediadores de leitura. "Os jovens são ávidos pelo mundo. É necessário provocar a redescoberta do livro como um dos recursos informacionais mais significativos para a construção de repertórios", prega.

A oficina Pé de livro, cabeça de folha: o livro, suas referências e seus encantos é uma das atividades comemorativas do Dia do Livro, que inspirou o calendário de ações do mês de abril, na CCD. A próxima iniciativa é o encontro com o escritor e poeta Carlos Willian para a leitura de seu livro “Noves Fora: Nada”, no dia 24 de abril. Como estratégia de estímulo à leitura, Patrícia Martins está de volta ao Parque da Criança, acompanhada de Donana Rocha, para a Oficina de Livro de Pano. A primeira atividade da série teve como tema a Leitura e Produção de Texto, com o professor Marcos Menezes.

Source: zeroum comunicação