Núcleo de Saúde Coletiva reúne pesquisas em saúde

Pesquisadores em saúde vão integrar pesquisas para facilitar divulgação do conhecimento
Formado para integrar e aprofundar as diferentes pesquisas em saúde dentro do universo acadêmico, o Núcleo de Saúde Coletiva foi criado há pouco mais de um ano e conta com a participação de cerca de 80 profissionais. A maioria professores e pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), embora profissionais de outras instituições de ensino e de representantes do governo na área de saúde também participem. 
Segundo o coordenador do projeto, Elias Rassi Neto, o Núcleo de Saúde Coletiva foi criado para facilitar a geração de conhecimento através de uma melhor comunicação entre os pesquisadores. “Aqui na UFG temos um conjunto grande de unidades acadêmicas com um pequeno grupo de professores trabalhando de forma dispersa, isolada. O esforço do grupo é integrar tudo isso, facilitando a geração de conhecimento aproveitando melhor o potencial da Universidade”, explica.
O grupo também trabalha diretamente na promoção de eventos, como oficinas, simpósios e congressos na área de saúde pública, além, é claro, da captação de recursos via projetos de pesquisa. Um dos projetos já em andamento do Núcleo de Saúde Coletiva é a Pesquisa Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal. Segundo Neto, a iniciativa é voltada para a organização e melhoria do sistema de saúde nos 20 municípios que formam a região do Entorno.
 Por Patrícia Triers

Fonte: Agência UFG de Notícias