Brasil ocupa a 76ª posição no ranking da educação básica

Em avaliação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Brasil fica em uma posição intermediária

Com o Índice de Desenvolvimento de Educação para Todos (IDE) de 0,901, o Brasil se encontra entre os 53 países que estão numa posição intermediária quanto ao alcance de metas como universalização do ensino primário, alfabetização dos adultos, paridade entre os sexos e a qualidade da educação. O Brasil ocupa a 76ª posição entre os 129 países avaliados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em relação à situação da educação básica.

O documento destaca as desigualdades entre pobres e ricos no acesso à educação infantil no Brasil. Os dados revelam que, em 2005, das crianças de até três anos de idade entre os 20% mais pobres, 8,6% estavam em creches. Já entre os 20% mais ricos, esse percentual era de 27,6%. Na faixa etária de quatro a cinco anos, os percentuais eram de 52,2% e 85,7% respectivamente.

Na área da educação pré-escolar, o relatório diz que, em 2005, o atendimento a crianças de até três anos era o que ainda se apresentava mais incipiente no país, com o acesso de 13% dessa parcela da população ao ensino. O estudo mostra um pequeno aumento da taxa em relação à de 1999, que era de 9,2%.

Entre as crianças brasileiras de quatro a seis anos, o documento também revela que houve crescimento no acesso ao ensino, em comparação com 1999, quando a taxa de freqüência era de 60,2%, passando para 72,7% em 2005.

Fonte: Assessoria Andifes