NEPHC relembra o Maio de 68 com seminário no FCHF

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Contemporânea (NEPHC) da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia (FCHF) promoveu no dia 14 de maio o seminário Capitalismo e lutas sociais: Maio de 68 – 40 anos depois. A iniciativa do evento foi do professor doutor João Alberto da Costa Pinto do Departamento de História.

Para relembrar o período histórico, o seminário contou com palestras, exibição de filmes e debates durante todo o dia. Quem participou da programação acompanhou relatos e pesquisas sobre o período em que estudantes franceses se rebelaram contra a estrutura acadêmica conservadora da Universidade de Nanterre, posteriormente o movimento ganhou a adesão dos trabalhadores que realizaram greves gerais em toda a França.

A rebeldia dos estudantes ultrapassou as fronteiras e ganhou o mundo. A insurreição ficou conhecida como um movimento de contestação política, social e cultural. O fato acabou por influenciar gerações de jovens em vários países do mundo e marcou a história do século XX.

Para os estudantes do curso de História, Fábio Martins e Rafael Nunes a iniciativa de promover seminários como esse é sempre válida. Porém, segundo eles, os eventos devem ter uma divulgação eficiente tanto para a faculdade que o promove como para as outras áreas da universidade.
 

Por Denyse Parreira

Fonte: Agência UFG de Notícias