UFG investe em pesquisa no setor leiteiro

Parceria entre as faculdades de Medicina Veterinária e Agronomia é possibilitada com os projetos de pesquisa da fazenda-modelo de pecuária leiteira da Universidade Federal de Goiás

Constituída com a finalidade de incluir o aluno de graduação em Medicina Veterinária e Agronomia em todo o processo da pecuária leiteira, a fazenda modelo de pecuária leiteira da UFG investe, desde a sua criação, em pesquisas para o desenvolvimento da atividade do setor no estado. Como vários outros projetos de extensão da universidade, a fazenda-modelo também se beneficia de parcerias externas, como a Nestlé e o Sindleite.

 

A fazenda-modelo de pecuária leiteira da UFG funciona como um laboratório, onde os alunos aprendem, na prática, as técnicas em eficiência da produção, a manusear os animais utilizados no processo, além de estratégias de aperfeiçoamento dos processos para a detecção de leite adulterado com soro, prática constante das propriedades produtoras. Funciona como um importante foco de pesquisa para o estado, dada a importância econômica do setor leiteiro na região.

 

Segundo o professor Clayton Luiz de Melo Nunes, que coordena as atividades do projeto, o processo de interação possibilitado com a parceria entre as faculdades de medicina veterinária, agronomia e outras instituições favorece o processo de aprendizagem, pois a troca de experiências entre as áreas permite que o processo seja desfragmentado e conhecido como um todo, o que favorece as pesquisas no setor.

 

Por Monica Carneiro

Fuente: Agência UFG de Notícias