Pesquisa cênica amplia prática do ensino
Alexandre Nunes, professor e coordenador do curso de Artes Cênicas da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, reforça a relação professor-estudante em processo de pesquisa cênica e amplia as possibilidades de aprendizagem de duas alunas/atrizes, Mirianne Rabêlo e Flávia Honorato, que sobem ao palco do Teatro do Goiânia Ouro para apresentar Amor-te - O Amor segundo a Morte. Muito além da teoria, a experiência de realizar um espetáculo exige o uso do conhecimento acumulado ao longo da graduação.
No palco, na sala de aula ou na sala de ensaio, a relação entre orientador e orientado não muda muito. No entanto, conciliar o quadro negro com a oferta de um produto, pode ser o diferencial definidor para se visualizar um campo profissional. Quando o estudante tem a possibilidade de encarar as situações reais da sua profissão, o processo de formação se dá com mais eficácia. E é bom ter a figura do professor por perto para apontar caminhos e auxiliar na correção dos erros. Assim como em qualquer outro curso de graduação, essa vivência é mais que necessária. É obrigatória! E no Teatro não seria diferente. A montagem de uma peça teatral requer uma equipe multidisciplinar e quem dessa montagem participa pode acompanhar o movimento da cadeia operatória, que envolve, por exemplo, figurinistas, cenotécnicos, preparadores corporais e estabelece etapas para preparação, produção, divulgação e apresentação.
Este trabalho ainda contribui em outra esfera: o reconhecimento do trabalho das alunas/atrizes e do professor pelo público goianiense, devido ao fato do espetáculo integrar a programação de um teatro que está fora do campus. E esse fato não rompe vínculos. Pelo contrário, deixa que os laços institucionais fiquem mais nítidos.
Amor-te foi desenvolvido como parte da pesquisa de Nunes para o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia, e tem como texto-base a obra de Clarice Lispector, A paixão segundo G.H.. O projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG. Em cartaz desde abril deste ano, restam ainda três oportunidades neste semestre para conferir a "transcrição cênica do romance-poema", como definem os realizadores.
Rafael Ventuna
_________________________________
Espetáculo: Amor-te – O Amor segundo a Morte
Direção e Adaptação: Alexandre Nunes
Elenco: Flávia Honorato e Mirianne Rabêlo
Trilha Sonora Original: Sérgio Veiga
Iluminação: Alexandre Greco
Fotos: Victor Rabelo
Local: Teatro do Centro Cultural Goiânia Ouro
Datas: 20 de maio e 3 e 11 de junho de 2008, às 20h
Ingresso: R$ 10,00 ou R$ 5,00 (estudantes)
Classificação: Indicado para maiores de 14 anos
Informações: www.goianiaouro.com.br
Fonte: Agência UFG de Notícias