Trabalho da UFG transforma experiência das mulheres do Cerrado em dança
Seis mulheres que vivem em comunidades tradicionais de Goiás e Tocantins e atuam como parteiras, raizeiras e benzedeiras foram fonte para uma pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizada pela professora da Faculdade de Educação Física e Dança, Marlini Dorneles de Lima. Durante o estudo, ela conviveu com essas mulheres e estabeleceu uma relação de aprendizado e troca. A experiência resultou na criação da performance Entre Raízes, Corpos e Fé, que será apresentada hoje (18/09), às 21h30, no Câmpus Samambaia, dia 05/10, no Setor Itatiaia, e dia 21/10, no Setor Sul.
A professora conheceu essas mulheres durante uma caminhada pela região da Chapada dos Veadeiros e em uma incursão pela Ilha do Bananal, onde acompanhou histórias de parto, fez tratamento com raízes e trocou informações sobre ervas e artesanato. Nesse movimento, muitos foram os elementos que serviram de inspiração: a posição do parto, o cheiro da flor, o preparo do chá, a sussa (dança Kalunga), a fogueira, os modos de andar, mover as mãos, falar, lidar com as plantas, rezar e parir. “Fiz uma apresentação ainda enquanto elaborava o espetáculo. As contrações que interpretei na performance foram tão intensas que as mulheres que são parteiras ou já pariram se reconheceram”, relatou a docente.
Além da performance, a investigação resultou em uma videodança e também na tese de doutorado Entre raízes, corpos é fé: trajetórias de um processo de criação em busca de uma poética de alteridade. Tanto a performance quanto a videodança são uma realização do Núcleo Coletivo 22, grupo de dança, música e teatro que trabalha em diálogo com a cultura popular. A performance será apresentada em Goiânia nas próximas semanas, no âmbito do evento Corpo, cultura e cidade: Coletivo 22 em circulação.
Ficha Técnica do espetáculo:
Direção Artística: Marlini Dorneles
Direção de Cena: Renata Lima
Intérpretes: Cláudia Barreto, Flávia Honorato, Lorena Fonte, Marlini Dorneles e Renata Lima
Produção Geral: Lorena Fonte
Direção Musical: Diego Amaral
Orientação Vocal: Vinicius Bolivar
Figurino: Renata Caetano
Fotografia: Caio de Souza Sesma.
Administração do projeto: Lidiane Caroline
Realização: Núcleo Coletivo 22
Fonte: Ascom UFG