Exposição da UFG reúne obras de professores da Faculdade de Artes Visuais
Memória, corpo e cidade são temas presentes na mostra Sintomas Estéticos do Plural 2. A abertura será amanhã (10/10), às 9h40, na Galeria da FAV
Os professores de Artes da Universidade Federal de Goiás (UFG) também são artistas. Em suas investigações, eles dialogam com a educação, a ciência, a política e a estética. Parte do trabalho feito por eles estará disponível ao público, gratuitamente, a partir de amanhã, na Galeria da Faculdade de Artes Visuais, localizada no Câmpus Samambaia. A abertura da mostra Sintomas Estéticos do Plural 2 será nesta terça-feira (10/10), às 9h40, com a presença dos artistas. A exposição segue em cartaz até 14/11.
Com curadoria de Rubens Pileggi e Selma Parreira, a exposição traz uma seleção eclética de temáticas, abordando a memória, o corpo humano e a cidade. Os meios expressivos são diversos: vão da gravura à pintura, da escultura aos objetos e instalações de arte. Para os organizadores, o enfoque recai em processos e exercícios que cada um vem desenvolvendo como professor e artista, ao mesmo tempo.
O nome da exposição busca fazer uma relação metafórica entre arte e cirurgia, pensando até que ponto o agrupamento das obras revela um conjunto cujas partes estão em relação umas com as outras - ou até que ponto é possível aproximá-las, tornando este corpo coeso e íntegro. Sintomas Estéticos do Plural também aponta para o fato de que os artistas emprestam seus pincéis, suas câmeras, seus bisturis, suas mãos e seus olhos para realizarem operações de sentido estético. Uma operação, porém, sem anestesia nem metodologia.
Autoria
Dentre as estratégias apresentadas pelos artistas, o trabalho da professora Maria Tereza Gomes é um dos que fogem aos meios tradicionais das técnicas artísticas. Ela servirá infusões com folhas e plantas na abertura da mostra, a partir de sua pesquisa com a comunidade Kalunga, em Cavalcante.
Com uma obra processual, Marcos Soares trabalhará com escoras de construção civil, realizando várias ações, durante o tempo da exposição, em alguns pontos determinados do Câmpus Samambaia, em colaboração com seus alunos. Também participam da mostra os professores Adriana Mendonça, Anahy Jorge, Edgar Franco, Eliane Chaud, Glayson Arcanjo, José César Teatini Clímaco (ZéCésar), Manoela dos Anjos, Odinaldo da Costa, Patrícia Godoy, Patrícia Osses e os próprios curadores.
Source: Ascom UFG