Empresas estão investindo mais em EAD

Ramo empresarial vê no ensino a distância uma forma barata de investir em seus funcionários.

Os investimentos que as empresas fazem em ensino a distância estão em alta ascensão. De acordo com uma pesquisa do AbraEAD 2008 (Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância), em 2006 apenas 5% do orçamento das empresas era reservado para o e-learning. Já em 2007, o valor reservado era de 26%.

Este mesmo estudo ainda constatou que a intenção das empresas é aumentar em 56% o investimento nesta modalidade de educação. Segundo o presidente do Portal E-learning Brasil, Francisco Soeltl, o EAD reduz os custos sensivelmente, haja vista que um investimento acumulado desde 1999 no valor de R$ 1 bilhão já retornou em benefícios na forma de R$ 2,5 bilhões.

Além de diminuir gastos com deslocamento, o EAD permite que os estudantes montem seu próprio horário de estudo, vantagem esta que beneficia principalmente aqueles que não dispõem de tempo para freqüentar uma faculdade.

A Universidade Federal de Goiás também está atenta às mudanças no âmbito educacional e preparada para oferecer à comunidade seis diferentes cursos de graduação a distância em 20 cidades-pólo – que são as cidades aonde podem ocorrer eventuais encontros. Saiba mais sobre o EAD da UFG na página eletrônica do Ciar (Centro Integrado de Aprendizagem em Rede).

Por Marla Rodrigues

Fonte: Agência de Notícias UFG