Obmep 2007 premia estudantes goianos
Desde 2005 é realizada a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que tem como objetivo incentivar a melhoria da qualidade do ensino da matemática nas escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o país. No próximo dia 13 de junho, às 14 horas, será realizada a premiação regional da Obmep 2007, no anfiteatro Dr. Simão Carneiro Mendonça, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A cerimônia contará com a presença do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, pró-reitores de graduação, prefeitos de municípios participantes, professores e alunos. Serão concedidas 11 medalhas de prata, 39 de bronze e 538 menções honrosas ao premiados em Goiás. Eles disputaram com mais de 17 milhões de concorrentes, de cerca de 38 mil escolas públicas brasileiras.
Para a edição 2008, foram inscritos 18.317.779 alunos espalhados por 40.377 escolas de 5.493 municípios brasileiros. Em Goiás foram mais de 1.300 escolas inscritas, com cerca de 570 mil alunos, 77% do total das escolas públicas do Estado. Os alunos inscritos passarão pela primeira fase da Obmep 2008 no dia 26 de agosto, quando farão a prova da Olimpíada nas próprias escolas. Apenas 5% destes alunos serão selecionados para as provas da segunda fase, que serão realizadas em 8 de novembro. O resultado final será divulgado em fevereiro de 2009. Este ano serão concedidas 300 medalhas de ouro, 900 de prata, 1.800 de bronze, além de 30 mil menções honrosas.
De acordo com o coordenador da Obmep em Goiás e professor do IME da UFG, José Hilário da Cruz, desde 2003 existem avaliações internacionais que colocam o Brasil em último lugar no ensino da matemática, por isso a importância da competição. “No Brasil inteiro a qualidade no ensino da matemática não está boa. Em Goiás é preciso fazer muita coisa para melhorar. Ainda temos poucos premiados nas olimpíadas devido às dificuldades que as escolas públicas passam no estado de Goiás”, enfatiza.
As escolas com maior número de alunos premiados são contempladas com kits de audiovisual e montagem de bibliotecas. Os professores também são premiados com um curso no Instituto Nacional de Matemática Pública e Aplicada no Rio de Janeiro, sede da Obmep Nacional. Os alunos premiados com medalhas de outro, prata e bronze receberão uma bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no valor de cem reais, ao longo de um ano, quando participarão de um programa de iniciação científica ministrado pelo IME da UFG.
Por Miguelângelo Rodrigues
Fonte: Agência UFG de Notícia