Chega de testes em bichinhos! Brasileiros ganham prêmio internacional contra uso de animais em pesquisas

Data da notícia: 06 de dezembro de 2017
Veículo/Fonte: The Greenest Post
Link direto da notícia: http://thegreenestpost.bol.uol.com.br/chega-de-testes-em-animas-brasileiros-ganham-premio-internacional/

Chega de testes em bichinhos! Brasileiros ganham prêmio internacional contra uso de animais em pesquisas

Ao redor do mundo, pelo menos 115 milhões deanimais são usados como cobaias, seja para testes de cosméticos ou ainda de remédios, segundo relatório da Humane Society International. Nesse contexto, o Lush Prize, concurso internacional que premia projetos científicos viabilizando o fim de testes toxicológicos em animais, surge para reconhecer aqueles que lutam contra essa realidade. 

Neste ano, dois brasileiros foram reconhecidos na iniciativa. Um deles é Renato Ivan de Ávila Marcelino, estudante de doutorado da Universidade Federal de Goiás, que há dez anos se dedica a encontrar alternativas para os testes em animais. Ele desenvolveu um mapa molecular que determina se uma substância pode causar alergia ou não, eliminando a necessidade de aplicação em bichos. Renato é também bolsista do Ciências Sem Fronteiras e tem realizado suas pesquisas na Universidade de Lund, na Suécia.

A outra brasileira que abocanhou o prêmio é a Carolina Catarino, biotecnóloga e doutoranda no Instituto Politécnico Rensselaer, nos EUA, também como bolsista do programa Ciência Sem Fronteiras. Carolina desenvolveu modelos de pele in vitro, usando impressão 3D, para um banco de peles.

Felizes com o reconhecimento, ambos sinalizam que ainda há muita falta de conhecimento e de autonomia tecnológica e científica sobre o tema no Brasil. De acordo com eles, é necessário ter mais investimentos para que as pesquisas que não usam animais se tornem rentáveis e a meta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de proibir até 2019 métodos com uso de bichos seja alcançada. Enquanto isso não acontece, os maus-tratos aos bichinhos continuam, como acontece em SP

Foto: Divulgação/Lush Prize