RedeIfes é tema de seminário

A Andifes promoveu, no dia 28 de maio, o Seminário Constituição da RedeIFES na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O encontro debateu a rede de permuta de conteúdos multimídia da instituição.

A Andifes promoveu, no dia 28 de maio, o Seminário 'Constituição da RedeIFES' na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O encontro, que debateu a rede de permuta de conteúdos multimídia, contou com a participação de reitores, assessores de comunicação e coordenadores de rádios e TVs universitárias das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

Foram realizadas duas mesas-redondas, com os temas 'A RedeIFES: realidade e potencialidades' e 'A legislação acerca de rádios e TVs'. Na ocasião, o professor Arquimedes Ciloni, então presidente da Andifes, fez um breve histórico da criação da RedeIFES e informou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ministro da Educação, Fernando Haddad, apóiam a constituição da Rede como política pública.

De acordo com ele, serão marcadas reuniões com os ministros da Cultura, Gilberto Gil, e das Comunicações, Hélio Costa, e com o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, para dar continuidade ao projeto.

De acordo com o diretor de Outorga de Serviço de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Carlos Alberto Freire Resende, que participou do evento, é preciso que as IFES e a Andifes colaborem para a modificação da lei de radiodifusão brasileira, que obriga a televisão educativa a ser destinada à divulgação de programas educacionais, mediante a transmissão de aulas, conferências, palestras e debates.

Além disso, a lei determina que a televisão educativa não tem caráter comercial, sendo vedada a transmissão de qualquer propaganda, direta ou indiretamente, bem como o patrocínio dos programas transmitidos, mesmo que nenhuma propaganda seja feita através dos mesmos.

Carlos Alberto Resende, afirmou ser defensor da radiodifusão educativa das instituições públicas. Segundo ele, atualmente existem outorgas para 435 serviços de radiodifusão educativa FM e 196 emissoras de televisões educativas no Brasil.

Source: Andifes